Home / Geral / Em assembleia nesta quarta (25), servidores discutiram questões jurídicas e necessidade de mobilização da categoria

26/10/2023

Na tarde desta quarta (25), servidores públicos estaduais se reuniram em assembleia para decidir sobre questões da categoria. Na assembleia houve eleição por aclamação dos delegados de base por unidade de saúde. O encontro também contou com a presença da assessoria jurídica do sindicato, que expôs questões sobre as ações coletivas.

Como informe, a diretoria do SindSaúde/SC anunciou o avanço na ação com decisão judicial favorável ao sindicato à realização de Concurso Público. Na última audiência, realizada na terça (24), a juíza determinou que a SES abra um calendário para realização do processo, sob risco de multa e penalização do Governo do Estado. O SindSaúde/SC irá divulgar nos próximos dias mais desdobramentos dessa ação.

Também foi aprovada na Assembleia uma ação coletiva dos trabalhadores da saúde para tentar reverter os efeitos do confisco de 14% que foi aplicado nas aposentadorias dos servidores da saúde estadual. Haverá também mais informações sobre essa ação em breve.

A assembleia foi unânime em aprovar ações que visam a mobilização da categoria, incluindo os servidores concursados e ACTs, por valorização e melhores condições de trabalho, decretando estado de greve dos servidores. Além disso, foi incluída uma proposta de campanha contra violência aos servidores da saúde em seus locais de trabalho.

Os servidores encaminharam deliberação por reuniões por local de trabalho para tratar das questões gerais da categoria e para intensificar a mobilização por uma proposta que contemple os trabalhadores. A direção do SindSaúde/SC também aguarda agora uma data de reunião com a Secretaria da Administração, que é o órgão responsável por apresentar propostas financeiras.