Home / Geral / Em assembleia, trabalhadores do Hospital de Caridade expõem situação crítica na unidade

15/02/2022

Na noite desta terça-feira (15), o SindSaúde/SC se reuniu em assembleia virtual para deliberar junto aos trabalhadores sobre a atual situação dos contratos de trabalho no Hospital de Caridade. A unidade passa por uma mudança de gestão após o arrendamento pelo grupo Hospital Care, uma das gigantes do ramo de saúde privada no Brasil. Um aditivo de contrato com diversas cláusulas bastante preocupantes foi elaborado sem consulta aos trabalhadores e está sendo apresentado aos funcionários para assinatura.

Dentre as cláusulas do aditivo está a transferência imediata e irrestrita a qualquer unidade do grupo, que também administra o Hospital Baía Sul e negocia uma nova aquisição em Palhoça. O documento também estabelece um valor fixo de salário que desconsidera todos os benefícios que constam na folha de pagamento hoje. Além disso, implementa banco de horas e traz alterações drásticas na carga horária.

A assessoria jurídica do SindSaúde/SC reforçou em assembleia a orientação para que não se assine o aditivo. Não há jurisprudência para uma demissão por justa causa em caso de recusa. Também orientou os trabalhadores a fazerem denúncias individuais ao MPT em caso de qualquer violação trabalhista. As denúncias podem ser feitas de forma anônima no link disponibilizado pelo órgão: https://peticionamento.prt12.mpt.mp.br/denuncia

Em audiência junto ao grupo Care e ao MPT na tarde desta terça (15), ficou marcada mais uma rodada de negociação sem a mediação judicial, na próxima sexta (18). Na terça (22), o SindSaúde/SC e a empresa voltam a se reunir em audiência com mediação do MPT. A assembleia decidiu aguardar o posicionamento da empresa para tirar novos encaminhamentos no mesmo dia. A divulgação para nova reunião dos trabalhadores será feita pelas redes sociais e grupos de whatsapp do sindicato.