Home / Geral / Em Florianópolis, ato simbólico entrega manifesto pela vacina para todos e se posiciona contra a reforma administrativa e as privatizações

03/02/2021

Mesmo abaixo de muita chuva, entidades de representação dos trabalhadores realizaram um ato em frente à Assembleia Legislativa (ALESC) pedindo vacina para todos, assinando posicionamento contrário à reforma administrativa e às privatizações das empresas públicas. Em Florianópolis, o ato foi organizado pelo Fórum dos Servidores Públicos de Santa Catarina, mas as movimentações ocorrem em todo o país.

A principal pauta foi a Reforma Administrativa. Projetada pelo governo federal, a reforma tem como principal objetivo o sucateamento do serviço público. Atacando diretamente direitos dos servidores e alterando as modalidades e formas de contratação, a proposta pode causar danos irreversíveis ao serviço público brasileiro. Com a eleição de um novo presidente na câmara dos deputados nesta segunda-feira, Bolsonaro diz querer que a proposta seja votada logo, mesmo que ainda não tenha apresentado um texto definitivo e completo. Em meio à pandemia, a aprovação às pressas da reforma administrativa é proposital. Muitas são as incoerências que podem ser negligenciadas e a luta contrária à reforma é impedida.

Outro ponto importante discutido pelo ato é a vacinação para todos. As entidades da sociedade civil presentes pedem no manifesto que a vacinação irrestrita seja a grande prioridade dos governos no momento, uma vez que ela é a única alternativa para se combater a pandemia. Além disso, a crescente tentativa de privatização das empresas públicas como o Banco do Brasil e os Correios, motivaram as entidades a incluírem na nota as desvantagens econômicas e de qualidade que essas empresas podem sofrer com a privatização do serviço.

Em Joinville o ato ocorre às 18h, na praça da bandeira.