Home / Geral / Em nova reunião, SES anuncia reajuste linear no salário base

Em nova reunião, SES anuncia reajuste linear no salário base
14/10/2021

Em nova reunião, SES anuncia reajuste linear no salário base

O SindSaúde/SC esteve reunido com representantes da SES na tarde desta quinta-feira (14) para mais uma reunião de negociação. Um dos grandes avanços da pauta foi a afirmação da secretaria de que o reajuste salarial previsto para 2022 será feito no salário base, e não na gratificação. Além disso, foi sinalizado a revisão do cálculo de insalubridade dos servidores nas unidades de saúde, assim como as gratificações de chefias.

No caso do reajuste no salário base, a medida é defendida pelo sindicato e tem aprovação pela SES. Isso porque, a proposta inclui tanto servidores ativos quanto aposentados com paridade. O SindSaúde/SC trouxe à mesa a pauta dos aposentados sem paridade, porém a SES não apresentou posicionamento, pois a incumbência dos vencimentos desses servidores cabe à Secretaria de Administração e Iprev.

Está confirmada uma nova reunião para a próxima quinta-feira (21), com o indicativo de apresentação do estudo financeiro por parte da SES, e uma proposta à categoria. Reforçamos que estamos em busca de uma proposta que atenda a todos os servidores, ativos e inativos. Assim como em 2012, quando a proposta não contemplava os servidores aposentados, a diretoria do sindicato não aceitará uma proposta que divida a categoria.

As negociações precisam acontecer e ser finalizadas ainda esse ano para serem encaminhadas à Alesc. A efetivação da negociação, com os reajustes salariais, se dá somente a partir de janeiro de 2022 devido à lei 173/2020, aprovada em maio pelo Governo Bolsonaro, que proibiu reajustes salariais dos servidores públicos até dezembro de 2021.