Home / Geral / Em nova rodada de negociação, empresas da Grande Florianópolis propõem parcelamento do reajuste anual

26/01/2023

O SindSaúde/SC esteve reunido com os sindicatos patronais, que representam as empresas de saúde da Grande Florianópolis, nesta quarta (25), para debater a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2022-2023. A data-base da categoria é definida em 1 de novembro, porém ainda não houve fechamento de acordos na mesa de negociação.

Novamente, os sindicatos patronais propuseram um parcelamento do reajuste anual em duas vezes, sendo que o retroativo até a data-base seria pago como abono na folha de pagamento, sem incidência em outros benefícios. O valor estipulado pelas empresas diz respeito apenas ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado até a data-base.

A pauta dos trabalhadores, porém, é a tentativa de um ganho real neste reajuste, além da inflação. Para além disso, o SindSaúde/SC reforçou na mesa de negociação que o parcelamento, principalmente quando se trata do pagamento enquanto abono, traz perdas aos trabalhadores.

Há também na negociação uma dificuldade de diálogo nas pautas que dizem respeito às condições de trabalho ou implementação de novos benefícios aos trabalhadores. As empresas chegam às mesas de negociação com propostas prontas em relação ao reajuste, ignorando a pauta de reivindicações estipulada pela categoria.

O SindSaúde/SC continuará a negociação da CCT 2022/2023 lutando para que os trabalhadores garantam direitos e não saiam lesados pelas empresas. Uma nova reunião com os sindicatos patronais será feita nos próximos dias. Acompanhe as redes do SindSaúde/SC para mais informações.