Home / Em prestação de contas, Secretário novamente não se compromete com contratação de servidores

05/04/2017

O Sindicato esteve presente na audiência pública de prestação de contas da Secretaria do Estado da Saúde (SES), na manhã desta quarta-feira (5/4) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC). Vicente Caropreso (PSDB), médico que assumiu a SES em janeiro deste ano, substituindo a João Paulo Kleinubing (PSD), que voltou para o cargo de deputado federal em Brasília, esteve presente e fez promessas de eficiência e transparência – mais uma vez não se comprometeu com a contratação de novos servidores!

Caropreso prometeu uma gestão mais descentralizada dos recursos da Secretaria. Segundo ele, há um desequilíbrio que faz com que muitos tenham que vir a Florianópolis para receber tratamento, gerando a chamada “ambulanciaterapia”. Também prometeu implantar uma gestão informatizada dos estoques de medicamentos

Por outro lado, voltou a tachar de “muito caros” os 13 hospitais públicos do Estado, que “consomem metade do orçamento”. Eles custam R$ 1,6 bi dos R$ 3,2 bi do orçamento. O que o secretário não fala é que é nesses locais onde a maioria dos atendimentos são realizados, especialmente os mais custosos.

Em vez de cuidar dos hospitais públicos, Caropreso prometeu mais atenção para os filantrópicos. “Os hospitais estão todos doentes, assim como os trabalhadores que estão ali dentro e os usuários do SUS. Isso só se resolver com a contratação de novos servidores. E não são só 300 como diz o Secretario. O déficit na saúde está na casa dos milhares de trabalhadores”, afirmou o diretor do SindSaúde/SC Nereu Sandro Espezim.

Despesas da Secretaria de Estado da Saúde

(3º quadrimestre/2016)*

Atenção básica

R$ 119 milhões

Assistência hospitalar e ambulatorial

R$ 840 milhões

Suporte profilático e terapêutico

R$ 174 milhões

Vigilância Sanitária

R$ 330 mil

Vigilância Epidemiológica

*Faltam R$ 60 milhões de despesas inscritas em restos a pagar não processados

Exigência legal

As audiências de prestação de contas da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) são obrigatórias, conforme o Decreto Federal 1.651/1995, a Lei Complementar 141/2012, a Resolução Conass 459 e a Portaria 2.135, de setembro de 2013.

Com informações da Agencia AL