Home / Em reunião, novo superintendente da SUE diz não estar a par das pautas dos trabalhadores do SAMU

21/01/2021

Dirigentes e assessores jurídicos do SindSaúde/SC e de sindicatos representantes dos trabalhadores do SAMU de Santa Catarina estiveram reunidos virtualmente nesta quarta-feira (20) com a Superintendência de Urgência e Emergência (SUE) da SES. O Secretário de Estado da Saúde, André Motta, não participou da reunião, alegando um erro na agenda por parte da SES, que marcou um encontro do secretário com o Simesc (Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina) no mesmo horário. O novo superintendente da SUE, Diogo Losso, escutou as pautas dos trabalhadores e disse não estar a par da situação, mas que vai estudar o caso.

A postura da SES, em não garantir a "passagem de plantão" dos gestores, demonstra descompromisso com a pauta dos trabalhadores do SAMU. Isso já aconteceu em outros momentos, inclusive em negociações das pautas dos servidores públicos da saúde, que a cada troca de secretário precisava ser retomada quase do "zero" porque a continuidade era rompida. Agora, na SUE isso parece ter acontecido novamente, já que o atual Superintendente diz não estar por dentro do assunto! Existem descumprimentos de contrato por parte da OZZ que já foram apresentados a SES em outras oportunidades, mas o assunto parece não ter sido tratado internamente. O SAMU é um serviço essencial e deve ser tratado como prioridade, principalmente nesse momento de pandemia. O representante anterior da superintendência deveria ter repassado a situação ao atual.

Participaram da reunião, além do SindSaúde/SC, sindicatos das regiões de Caçador, Criciúma e Tubarão. A Federação dos Trabalhadores em estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina (FETESSESC) e o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) também teve representantes. Sindicatos da região de Joinville e Mafra justificaram a ausência. Além do superintendente, a SUE também foi representada pela coordenadora de APH, Juliana Simas.