Home / Geral / Em reunião, SES afirma que OZZ permanece no SAMU até dezembro. Empresa deve apresentar proposta aos trabalhadores nos próximos dias

21/09/2021

O SindSaúde/SC e outros sindicatos que representam as trabalhadoras e os trabalhadores do SAMU em Santa Catarina estiveram reunidos com a Superintendência de Urgência e Emergência e o secretário adjunto da SES nesta segunda-feira (20). A reunião teve como objetivo discutir as irregularidades no contrato da OZZ, terceirizada que administra o SAMU, que tem descumprido cláusulas essenciais dos contratos, incluindo o pagamento de verbas trabalhistas.

Na reunião, a SES afirmou que não irá romper o contrato com a terceirizada, que deve vencer em dezembro deste ano, mas que a partir do próximo ano haverá mudanças na forma de gestão do SAMU, sem especificar quais seriam as tais mudanças. Em razão disso, os sindicatos encaminharam reunião conjunta do jurídico de diversas entidades para avaliar as potenciais alterações e formas de assegurar direitos para essa quinta-feira (22).

Paralelo a reunião, a OZZ comunicou que irá apresentar uma proposta de negociação aos sindicatos nos próximos dias. Proposta já foram apresentadas nas regiões de Criciúma e Chapecó nas últimas semanas, onde houve mobilizações e greves neste mês.

Desde o último ano, diversas mobilizações foram convocadas para pressionar pelo cumprimento dos direitos dos trabalhadores do SAMU. Em Florianópolis, ato e paralisação organizado no início do ano foi atacada pelo Estado e pela empresa, que encontraram respaldo no judiciário para impor multa de R$ 50 mil por dia no caso de paralisação das atividades pelo SindSaúde/SC. Ainda assim, outros atos ocorreram, inclusive na frente da Casa d’Agronômica.

Fiquem atentos nos próximos dias para uma possível chamada de assembleia. Havendo uma proposta da OZZ, os sindicatos devem se organizar para avaliar conjuntamente com a categoria.