Home / Geral / Empresa responsável pela comunicação do SAMU suspende serviços por falta de pagamento

11/02/2021

A OZZ, terceirizada responsável pelo SAMU, anunciou que a IT4D, encarregada da comunicação, não prestará mais serviços para a empresa por não ter recebido o valor de diversas mensalidades. No ofício, enviado à Secretaria de Estado de Saúde (SES) na terça-feira (9), a OZZ pede provisões financeiras do estado, dizendo que não irá pagar as parcelas em atraso sem uma contrapartida do governo. Ao mesmo tempo em que agora diz não ser responsável pelo pagamento, a empresa assumiu os vencimentos desde dezembro de 2017, quando passou a ser responsável pelo SAMU.

O serviço de comunicação da IT4D passa desde o contato inicial dos pacientes pelo 192 até a comunicação entre os socorristas. A falta dos dispositivos de comunicação do SAMU irá afetar o serviço em todas as regiões do estado. Enquanto o telefone é o principal meio de comunicação dos pacientes, os rádio-comunicadores são essenciais para contato com as bases e hospitais. Por se tratar de um serviço de urgência, a irresponsabilidade da empresa pode causar mortalidade por todo o estado.

O SindSaúde/SC, assim que teve conhecimento do ofício, na noite desta quarta-feira (10), requisitou posicionamento do Ministério Público sobre a situação, mas ainda não houve resposta. Entendemos que a falta de pagamento é mais uma manobra da OZZ para conseguir aportes financeiros da SES por não conseguir executar o serviço para o qual foi contratada. É o mesmo que vem acontecendo com os diversos funcionários que possuem pagamentos de direitos trabalhistas atrasados e parcelados na mesma empresa.

O sindicato busca todos os meios que estão ao nosso alcance para impedir que a situação se agrave.