Home / Empresas atrasam salários dos trabalhadores do HF e Hospital de Caridade

Empresas atrasam salários dos trabalhadores do HF e Hospital de Caridade
09/05/2016

Empresas atrasam salários dos trabalhadores do HF e Hospital de Caridade

Mesmo com os depósitos do Estado a Organização Social SPDM, que gere o Hospital Florianópolis, atrasou novamente o salário dos trabalhadores. O Ministério Público do Trabalho (MPT) já havia entrado com denúncia para garantir que não houvesse mais atrasos e ainda assim o fato voltou a ocorrer. A empresa vem atrasando o pagamento desde o ano passado.

O motivo alegado pela empresa é o mesmo: falta de repasse do Governo do Estado, mas o próprio Ministério já garantiu que nesse caso a responsabilidade é da OS. O pior dessa queda de braço é que quem paga é o cidadão, que além de contribuir com seus impostos e não ter acesso a um Hospital 100% público e estatal, arca com a redução do atendimento, por conta da demissão de trabalhadores, sob a desculpa de redução de gastos da SPDM.

A situação é similar no Imperial Hospital de Caridade. Novamente o Hospital atrasa salários de parte dos trabalhadores. O Hospital alega crise financeira, que vem se agravando desde 2014, quando os trabalhadoras denunciaram durante a greve o não cumprimento do atendimento mínimo, o que levou a perda de filantropia.

Além disso, a instituição não comprovou o atendimento mínimo contratualizado, levando a perda de receita do Estado e priorizando o atendimento a partir de convênios privados.

O SindSaúde/SC permanece na luta e deixamos o recado: não iremos aceitar atraso de pagamento calados!