Home / Geral / Empresas de saúde fazem campanha contra piso da enfermagem

Empresas de saúde fazem campanha contra piso da enfermagem
19/04/2021

Empresas de saúde fazem campanha contra piso da enfermagem

Está tramitando no senado o PL 2564, que prevê o estabelecimento do piso salarial de Enfermeiros, Parteiras, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. O projeto é fruto da luta de 20 anos da categoria, por direito a carga horária e salários dignos. As empresas de saúde, representadas por instituições patronais, emitiram documentos nas últimas semanas exibindo posição contrária ao projeto.

O momento para a aprovação do projeto é emblemático. O discurso de valorização dos profissionais da saúde nunca esteve tão presente quanto na pandemia da Covid-19 que estamos enfrentando. Apesar disso, as ações acabam ficando no discurso. O posicionamento contrário das empresas de saúde é a prova disso.

O projeto prevê a fixação da jornada de trabalho em 30 horas. Se aprovado o piso salarial para Enfermeiros seria de R$7.315 mensais, sendo que o valor serve de base para os pisos relacionados. Técnicos de enfermagem teriam o piso fixado em 70% do valor. Auxiliares de enfermagem e parteiras passariam a receber o equivalente a 50% do piso para Enfermeiros.

Uma consulta pública está sendo realizada no site do senado. Ainda dá tempo de votar a favor do projeto! Vote em: http://bit.ly/PLPisoEnfermagem

Ajude a divulgar a petição. Não podemos deixar que o projeto seja decidido pelas empresas de saúde, que mais lucram em cima do trabalho dos profissionais de enfermagem. O piso salarial é um direito, e a luta por ele não pode parar!