Home / Geral / Piso Nacional da Enfermagem é aprovado com entusiasmo em votação na câmara dos deputados, mas a luta não pode parar

06/05/2022

A votação do PL 2564, que estabelece o Piso Nacional da Enfermagem, na última quarta (4) deu à categoria um fôlego necessário na luta pelo direito que tem sido reivindicado há 30 anos. O pleito na Câmara dos Deputados contou com diversos setores de polos diferentes, - esquerda, centro e direita - defendendo o PL 2564. O resultado da votação contou com 449 votos favoráveis, enquanto apenas 12 deputados foram contrários ao projeto. Os números parecem estar a favor da categoria, mas é importante ressaltar que a luta ainda não acabou.

A bancada do partido Novo, por exemplo, orientou seus 8 deputados a votarem contra o PL 2564. O argumento vem de uma possível falta de subsídio para o projeto, tanto no serviço público quanto no setor privado. Porém, há muitos fatos que desmontam tais argumentos.

O primeiro deles são os lucros recordes que o setor privado teve durante a pandemia. Apenas no setor de planos de saúde, o aumento do lucro líquido das empresas foi de 72,4%. Esses faturamentos se provaram exponenciais e, mesmo agora, essas empresas continuam vendo seus lucros subirem. Há ainda as projeções orçamentárias exageradas dos setores governistas, que foram desmontadas durante a tramitação, mas que continuaram marcando presença na votação.

Dois votos contrários também se destacaram na votação do PL. O primeiro é do líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros, que tem fortes ligações com as empresas do setor privado de saúde. Também se destaca o voto NÃO do filho do presidente Jair Bolsonaro, deputado federal de São Paulo, Eduardo Bolsonaro. A posição desses deputados pode indicar um possível veto do presidente.

Se Bolsonaro vetar o PL 2564, cabe novamente à Câmara dos Deputados votar por acatar ou não o veto. O processo pode demorar meses e, mais uma vez, o PL volta a perder fôlego em sua tramitação. Precisamos continuar pressionando para que Bolsonaro entenda o valor da categoria da Enfermagem e aprove definitivamente o Piso Nacional da categoria.

O SindSaúde/SC lançará nos próximos dias uma série especial sobre os detalhes do Piso Nacional da Enfermagem! Acompanhe nossas redes!