Home / Falta de manutenção causa situação caótica no HTR, em Lages

Falta de manutenção causa situação caótica no HTR, em Lages
16/03/2016

Falta de manutenção causa situação caótica no HTR, em Lages

O jornal Correio Lageano noticiou na última terça-feira (8/3) que o Hospital Teresa Ramos, em Lages, não está agendando exames de mamografia “porque o estoque de filme utilizado na impressão dos exames é suficiente para atender a demanda, somente, até o mês de maio”.

Durante a semana passada, o SindSaúde/SC foi atrás de mais informações e encontrou problemas ainda maiores no Hospital. As máquinas de tomografia e de ressonância magnética também estão paradas. Na UTI, em dois meses que o hospital ficou sem contrato com serviço de engenharia clínica,  cuja especialidade é gestão da tecnologia médica hospitalar, monitores deixaram de funcionar por falta de manutenção. O segundo elevador do hospital não funciona há mais de um ano.

Segundo o engenheiro responsável pelo Hospital, Juliano Augusto Leite, a origem comum dos problemas é falta de manutenção. No começo deste ano, o hospital passou dois meses sem um contrato de manutenção preventiva dos equipamentos e aparelhos, até que um engenheiro, o próprio Juliano, fosse contratado pela Secretaria do Estado de Saúde (SES), através de processo seletivo. Antes de voltar como servidor da própria SES, Juliano prestava serviços ao hospital através de uma empresa terceirizada, que rompeu contrato com o estado por falta de pagamento.

Agora ele explica que todos os problemas estão sendo solucionados e os aparelhos devem voltar a funcionar em breve, mas que a situação caótica poderia ter sido evitada se a Secretaria não tivesse deixado o hospital sem manutenção preventiva.

Mamografia

O agendamento de mamografias está restrito à pacientes da oncologia (diagnosticados ou em tratamento por câncer). A população em geral está sem o serviço e o Estado deixa de cumprir com a premissa de universalidade do SUS, já que exclui o direito das mulheres em geral de fazerem seus exames.

Tomografia

O aparelho de tomografia computadorizada está quebrado há duas semanas não tem previsão para voltar a funcionar. O problema é que  pacientes com câncer diagnosticado, até mesmo com metástase cerebral, alguns precisam submeter-se à radioterapia, mas não podem começar o tratamento sem antes ter o exame de tomografia para demarcar a região exata para aplicação da radio.

Segundo informações vindas da clínica São Sebastião – empresa terceirizada que realiza a radioterapia –, há cerca de 30 pacientes já tomografados com radioterapia agendada. Mas se a tomografia do HTR não voltar a funcionar, não haverá como marcar novos tratamentos.

Ressonância Magnética

No ano passado, o aparelho de ressonância magnética já esteve parado para reposição de peça. Voltou a ter problemas em fevereiro deste ano e ainda não foi consertado.

Elevadores

O mais antigo dos problemas. Um dos elevadores do HTR está quebrado há mais de um ano. O único elevador em funcionamento e que alcança todos os andares do hospital está sobrecarregado e é usado para todos os tipos de carga. Isso aumenta o risco de contaminação, já que pacientes e comida transitam no mesmo espaço que as roupas sujas, por exemplo. Outro problema é que este elevador é incapaz de transportar o aparelho móvel de raio-x, o que dificulta o trabalho dos servidores do hospital e deixa pacientes acamados sem este exame.