Home / Filas e sobrecarga de trabalho no agendamento de consultas do Hospital Regional de São José

18/02/2016

Há duas semanas o Hospital Regional de São José teve seu serviço de agendamento de consultas transferido para dentro dos ambulatórios. A mudança aconteceu por conta do afastamento de duas trabalhadoras e a falta de servidores para reposição.  O SindSaúde/SC foi até a unidade para mostrar os riscos que a população e os servidores vem sofrendo com essa medida.

A demanda mais que dobrou, segundo os servidores que trabalham nos ambulatórios. Isso porque antes eram responsáveis por receber os usuários com consultas marcadas, como também a demanda atendida pelos ambulatórios geral, de ortopedia e cardiologia diariamente.  Essa transferência do serviço tem causado aumento das filas, sobrecarga de trabalho para os servidores e risco de contaminação, pois no mesmo espaço circulam pessoas com amputações, outras que estão se recuperando de pequenas cirurgias e até pessoas com algum tipo de doença viral.

De acordo com a direção do HRSJ, essa situação é temporária e uma nova medida está sendo estudada para ser aplicada até final de março.  Além disso, existe um concurso aberto desde 2012, que encerra em maio deste ano e há meses a SES não chama novos servidores. A diretoria do Sindicato continua em alerta e seguirá na defesa de melhores condições de trabalho e atendimento aos usuários.

Assista a reportagem completa sobre o caso: