Home / Geral / Funcionários do Hospital de Caridade realizam ato público nesta terça (25)

Funcionários do Hospital de Caridade realizam ato público nesta terça (25)
24/05/2021

Funcionários do Hospital de Caridade realizam ato público nesta terça (25)

Os funcionários do Hospital de Caridade irão realizar um ato público nesta terça-feira (25) às 17h, no gramado em frente ao posto de gasolina da Avenida Mauro Ramos, próximo à unidade. O Hospital está passando por um processo de arrendamento e deve deixar de ser administrado pela Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, passando a ser gerido pelo grupo Care, o mesmo que é responsável pelo Hospital Baía Sul e Clínica Imagem. Porém, o processo tem gerado vários problemas aos funcionários da instituição.

O primeiro deles é que a Irmandade deve às trabalhadoras e aos trabalhadores uma série de verbas atrasadas, como férias, FGTS e rescisões de contrato. Nas reuniões de negociação com a presença do SindSaúde/SC, a nova empresa não demonstra esforços para decidir uma forma de contratação desses funcionários, porém promete que nenhum deles será demitido. Assim, as afirmações da empresa não garantem a continuidade dos contratos de trabalho, nem tampouco do pagamento dessas verbas.

Para além dos valores atrasados, o grupo Care não deixa claro se os direitos previstos na convenção coletiva do Hospital de Caridade serão mantidos. Apesar disso, já apontam uma série de mudanças nas rotinas e cargas horárias, sem necessariamente apontar quais seriam elas. Por isso, a incerteza é grande nos corredores do hospital. Um grupo de integração com representantes do grupo Care já está atuando dentro da unidade, mas nenhum funcionário foi alertado do papel desses representantes ou do andamento da negociação, que ainda não foi finalizada.

O SindSaúde/SC está se reunindo em uma série de mesas de negociação com o grupo Care para decidir sobre tais demandas, porém, na maioria das vezes, a empresa afirma que o contrato é fechado, e que não pode dar nenhuma resposta às demandas. O objetivo do ato é demonstrar a força da mobilização desses funcionários e cobrar posicionamentos mais claros diante da situação em que se encontra a negociação do arrendamento.