Home / Geral / Funcionários do Samu de todo o estado realizam ato em frente à Casa d’Agronômica nesta terça (15)

14/06/2021

Após meses de disputas e cobranças entre a empresa terceirizada responsável pelo Samu, a Ozz, e o Governo do Estado, os funcionários do serviço se reúnem em um ato unificado com trabalhadores de todo o estado, nesta terça (15), às 10h. O ato está sendo organizado por entidades representativas dos trabalhadores em todo o território catarinense, sendo representado em Florianópolis pelo SindSaúde/SC. Os profissionais estão há três anos sem reajuste salarial, não estão recebendo FGTS e alguns deles já estão completando quatro anos sem direito a férias.

Além dos prejuízos trabalhistas, trabalhadoras e trabalhadores sofrem ainda com condições bastante precárias de serviço. Em plena pandemia, há relatos de falta de EPIs ou de equipamentos danificados. O serviço de comunicação apresenta falhas continuamente, devido a uma dívida que a Ozz contraiu com a fornecedora. Também há problemas nas bases em todo o estado, com estruturas que além de dificultar o trabalho, expõe risco aos profissionais. Há queixas que expõem situações sanitárias bastante graves envolvendo insetos e roedores, por exemplo.

“A união das entidades pela causa do Samu é importante para darmos continuidade ao processo de reivindicação e termos respostas mais concretas sobre essas situações degradantes”, afirma o presidente do SindSaúde/SC, Djeison Stein. “O ato deve demonstrar a força e a importância desse serviço e exigiremos uma resposta mais concreta do Governo do Estado”.

O SindSaúde/SC convoca toda a categoria para se juntar aos funcionários do Samu na busca de justiça pelos direitos que vêm sido negligenciados. “Resolve Moisés” foi o lema escolhido pelas entidades de diversas regiões do estado. Além de sindicatos, fazem parte da organização do ato o Coren/SC.