Home / Geral / Gratificação transitória é estendida até 31 de dezembro

Gratificação transitória é estendida até 31 de dezembro
01/10/2021

Gratificação transitória é estendida até 31 de dezembro

O Governo do Estado publicou no diário oficial desta quinta-feira (30) a prorrogação da gratificação transitória, valor concedido para profissionais da saúde durante o período da pandemia. A lei que instituiu o benefício fo uma adaptação da MP 228, que prevê gratificação de R$1 mil e R$2 mil aos setores de UTI, emergência e COES, e estende o benefício de R$250 aos demais servidores da saúde.

Mais uma vez o SindSaúde/SC reitera que considera que a gratificação não é ideal para a categoria, que se vê dividida por valores que variam por local e função, sendo que todos os profissionais continuam expostos dentro dos hospitais públicos. Corre ainda no Tribunal de Justiça uma ação coletiva do sindicato que visa a isonomia da gratificação, para reparar esse dano.

É a segunda vez que a gratificação foi prorrogada, sendo que em setembro de 2020 o estado anunciou a continuidade do benefício até o mesmo mês de 2021. Com a prorrogação, nenhum servidor que tem direito à gratificação deve ficar sem receber os valores nas folhas de pagamento do mês de outubro.

Agora, a luta é por uma valorização real e definitiva, que faça jus ao trabalho desempenhado pelos trabalhadores e trabalhadoras da saúde durante a pandemia. Após muita mobilização, o Estado reabriu as negociações com o SindSaúde/SC. A primeira reunião acontece ainda nesta sexta (1). Os resultados serão divulgados nas redes sociais do sindicato. É hora de irmos a luta, por valorização e melhores condições de trabalho.