Home / Coluna Opinião / Greve da Comcap chega ao fim provando que mobilização da categoria valeu a pena

Greve da Comcap chega ao fim provando que mobilização da categoria valeu a pena
03/02/2021

Greve da Comcap chega ao fim provando que mobilização da categoria valeu a pena

A Greve dos trabalhadores da Comcap, em Florianópolis, encerrou-se nesta segunda-feira com grandes aprendizados à classe trabalhadora de todo o país. Foram 15 dias de mobilização, sob fortes ameaças individuais aos trabalhadores e aos representantes sindicais. Mesmo em meio a uma pandemia e com condições climáticas desfavoráveis, a causa dos funcionários da empresa foi amplamente apoiada, levando milhares às ruas.

A greve conquistou a garantia de que nenhum trabalhador (inclusive temporários) sofrerá punição ou desconto salariais, com direito a reposição fora do horário. Além disso, a pressão causada pela mobilização forçou o executivo a derrubar a portaria que abria processos administrativos contra os trabalhadores.

O Sintrasem saiu com a garantia de estabilidade até o último trabalhador se aposentar, mas a principal conquista dos trabalhadores da Comcap foi terem pautado a cidade e quebrado o discurso falho de que a terceirização do serviço traria benefícios. Mesmo os aparelhos midiáticos, que defendiam a terceirização, reconheceram que as seis empresas privadas que fazem a coleta não chegam aos pés do serviço que a Comcap faz para o município. Depois de tantos ataques, a Comcap continua pública.

Ainda que o projeto da suposta reforma administrativa proposto pelo prefeito Gean Loureiro não foi totalmente derrubado, a conquista dos trabalhadores da Comcap prova que a mobilização da classe é essencial para a reivindicação de direitos. Para nós, trabalhadores e trabalhadoras da saúde, essa greve reforça a certeza de que sempre é possível conquistar direitos quando se tem mobilização massiva da categoria.