Home / Geral / Grupo Care pretende transferir contratos e rever insalubridade no Hospital de Caridade

01/02/2022

O SindSaúde/SC se reuniu nesta segunda (31) com o Grupo Hospital Care. Os representantes da empresa afirmam que assumem o IHC oficialmente nesta terça (1). A reunião tratou dos contratos de trabalho vigentes, referente aos trabalhadores que permanecem trabalhando na unidade.

A empresa afirma que a intenção é fazer a transferência dos contratos de trabalho da Irmandade Senhor Jesus dos Passos para a nova empresa e que pretende rever a insalubridade de vários setores. O Care alega que fez um novo laudo técnico que prevê setores que deixariam de receber ou teriam a insalubridade reduzida. O laudo foi solicitado para análise do sindicato, mas a empresa tem se negado a fornecer cópia. O corte da insalubridade pode gerar prejuízos financeiros e na aquisição do direito à aposentadoria. A empresa abriu a possibilidade de que fosse criado um benefício temporário em substituição a atual insalubridade dos setores afetados.

Sobre a transferências dos contratos, o SindSaúde/SC defende que a transferência irrestrita é a melhor alternativa para os trabalhadores. Assim, os trabalhadores dariam continuidade aos anos trabalhados no IHC, sem prejuízos à contagem do tempo de serviço e aos direitos que já possuem. Ao mesmo tempo, a empresa se contradiz ao afirmar que não pretende assumir o chamado “passivo trabalhista” do IHC.

Outro ponto discutido são casos que estavam em afastamento previdenciário, que não puderam aderir ao PDV. Abriu-se a possibilidade de, uma vez que o PDV tem validade por dois anos, nova etapa seja aberta no futuro para contemplar esses casos.

Há meses os trabalhadores aguardam por uma resposta da empresa, que agora pretende aplicar mudanças de forma abrupta, sem ouvir os trabalhadores. A assessoria jurídica do Grupo Care se comprometeu a enviar uma proposta formal a respeito do que foi discutido na reunião nesta terça (1). O SindSaúde/SC aguarda a proposta para decidir juntos dos trabalhadores em assembleia a melhor forma de garantir o direito daqueles que constroem o hospital.