Home / Hoje o SindSaúde/SC completa 65 anos de história

Hoje o SindSaúde/SC completa 65 anos de história
26/09/2016

Hoje o SindSaúde/SC completa 65 anos de história

Nós acreditamos em uma sociedade melhor, mais justa e baseada em direitos, não em privilégios. Vida longa à luta das trabalhadoras e trabalhadores organizadas. Vida longa ao SindSaúde/SC, representante dessa categoria guerreira da saúde, que SIM SE IMPORTA.

Um pouco da história do Sindicato

O Sindicato dos Trabalhadores na Saúde de Florianópolis e Região foi fundado em 26 de setembro de 1951 por Celsa Machado Lemfers (na foto, em 1994, pouco antes de falecer), então funcionária do Hospital de Caridade. Ela fundou inicialmente uma Associação que, dois anos depois, seria transformada em Sindicato.
Ao fundar a Associação, Celsa já teve uma noção da difícil empreitada quando foi entregar ao provedor do Hospital de Caridade a primeira pauta de reivindicações trabalhistas. Enfurecido, o provedor correu atrás dela e jogou a lista de reivindicações e todos os outros papéis escada abaixo. O padre que a apoiava na estruturação do Sindicato foi afastado de suas funções no Hospital de Caridade. Assim começava a longa história de lutas do SindSaúde/SC.
     A ata da primeira assembléia realizada pelo Sindicato, no ano de 1953, registrava o total de 82 filiados. Em 1989 o número não chegava a 600 sócios e atualmente a entidade conta com mais de 7.000 filiados, todos trabalhadores da saúde nos setores público e privado.
     Por sua conjuntura político-social, a década de 90 foi especialmente frutífera na luta contra a opressão dos patrões. Foram realizadas nove greves, que marcaram definitivamente o aspecto combativo desta categoria de batalhadores. Apesar das expressivas batalhas da década de 90, porém, a história de lutas do SindSaúde/SC começa muito antes, já no regime militar, quando funcionava de forma quase clandestina, permanecendo “engavetado” por longos períodos.
Até meados da década de 80, o SindSaúde/SC funcionava de maneira quase itinerante, com reuniões sendo realizadas em locais provisórios. Já naquela década, a sede foi instalada numa sala alugada na rua Anita Garibaldi, Centro de Florianópolis.
     De lá, transferiu-se, em fevereiro de 1986, para sua atual sede, no número 77 da rua Frei Evaristo, também no Centro da Capital. O SindSaúde/SC funcionaria por ainda alguns anos numa modesta casa de madeira, até que, em 11 de junho de 1993, foi inaugurada a nova sede. Além dessa sede, o SindSaúde/SC conta com subsedes em Joinville e Lages.
     O auditório da sede em Florianópolis leva o nome da fundadora do SindSaúde, uma maneira singela de homenagear a mulher que deu início a essa história de luta.