Home / Hospital Infantil de Joinville anuncia fechamento de consultas, cirurgias eletivas e emergência

02/12/2016

A Organização Social Hospital Nossa Senhora das Graças, que administra o Hospital Infantil de Joinville (Dr. Jesser Amarante Faria) emitiu um comunicado ontem (1/12), direcionado à SES, à Secretaria Municipal de Saúde e vários outros órgãos estatais, fechando a oferta de consultas, tratamentos, cirurgias eletivas, internação via SUS, a partir de 5/12 e fechamento da emergência a partir do dia 8/12. O motivo, segundo a OS, é uma dívida de R$16 milhões do Estado com a empresa, referente a um 18º termo aditivo no contrato.

Isso significa que o contrato foi alterado para aumentar seu valor 18 vezes e esse repasse ainda não é suficiente para a OS manter os serviços funcionando. Até o momento, não tivemos resposta da Secretaria Estadual de Saúde sobre o caso.

Esse é o reflexo do projeto de privatização, via OS, implementado pelo governo do estado entre 2009 e 2013 nas unidades de saúde de Santa Catarina. A contrarreforma serve para precariza ainda mais o que é público e aumentar o repasse para entidades privadas, que tratam a saúde como uma mercadoria.

No serviço público, quando há falta de verbas, os serviços essenciais são priorizados. Com uma Organização Social, os serviços que mais geram rendimento para a empresa são priorizados. Além disso, a OS vem com a promessa de atender mais por menos, entretanto somente de 2014 para 2015 o valor repassado da SES para as OS de Santa Catarina foi de R$400,8 mil para R$48 milhões.