Home / II Seminário de Saúde do Trabalhador adiado para março

II Seminário de Saúde do Trabalhador adiado para março
22/11/2016

II Seminário de Saúde do Trabalhador adiado para março

Será transferido para março o IIº Seminário de Saúde do/a Trabalhador/a, organizado pela diretoria do SindSaúde/SC, previsto inicialmente para acontecer dos dias 30/11 a 2/12. O adiamento se deu por conta de um replanejamento de agenda do Sindicato.

Sobre o Seminário

A iniciativa se deu porque também é preciso pensar na saúde de quem cuida e ajuda a tratar o outro. Os temas abordados serão: Síndrome de Bournout, Assédio Moral, Adoecimento da categoria. Além da formação de uma agenda de lutas em defesa de melhores condições de trabalho nas unidades de saúde.

Somos uma das categorias que mais possui casos de afastamento por doenças relacionadas à saúde mental, que estão diretamente relacionados com o ambiente de trabalho. Lidamos com a vida, mas também lidamos com a dor e momentos difí¬ceis na vida das pessoas e muitas vezes não temos estruturas criadas dentro do nosso local de trabalho que deem suporte para nós trabalhadores/as.

Santa Catarina é o 6º estado no ranking nacional de acidentes de trabalho, o número de afastamentos é 48% maior que a média brasileira. São registrados anualmente 40 mil novos casos de adoecimento e os/as trabalhadores da saúde tem índices consideráveis também.

Por isso, falar de saúde do/a trabalhador/a não é luxo! Precisamos trabalhar em locais mais seguros e que deem condições de desenvolvermos um trabalho de qualidade para a população que usa o sistema público de saúde.

Recentemente conquistamos a criação de um ambulatório geral de saúde do trabalhador, com sede no Hospital Universitário, em Florianópolis. Mas ainda precisamos ampliar, é necessário que possamos debater cada unidade de saúde pública do nosso estado para poder transformá-las em melhores ambientes laborais.

Acompanhe nossas redes sociais, em breve serão divulgados o local e a maneira de se inscrever. O Seminário também contará com certificado de participação para validação de cursos de formação na nossa progressão.