Home / Incêndio destrói gerador de energia no instituo de psiquiatria

Incêndio destrói gerador de energia no instituo de psiquiatria
22/01/2019

Incêndio destrói gerador de energia no instituo de psiquiatria

O gerador de energia do Instituto Psiquiátrico de Santa Catarina (IPQ) ficou totalmente destruído depois de um incêndio no dia 21 de dezembro de 2018, o equipamento garantia que mesmo sem energia na via pública o hospital funcionasse normalmente. Funcionários da Celesc estiveram no hospital logo após o fogo e restabeleceram a ligação na via pública. O local foi interditado e não houve nenhuma pessoa ferida.

No dia 16 de janeiro integrantes da diretoria do SindSaúde/SC estiveram no hospital e verificaram que até o momento não foi feito nenhum reparo no gerador. Com a perda do equipamento, se falta energia no bairro, todo o hospital fica sem luz elétrica. Funcionários relatam que é comum que falte energia na região, principalmente nesse período de férias escolares. Por isso, o gerador é essencial para garantir que se tenham melhores condições de trabalho.

No momento, alguns serviços estão limitados. Na enfermagem os equipamentos de ar-condicionado só podem ser ligados a partir das 10h da manhã, depois que os pacientes tomam banho. O IPQ é mantido pela Secretaria do Estado da Saúde atende no momento cerca de 400 pessoas, pacientes-moradores, tratamentos de até um mês e residências terapêuticas.

Até o momento não houve uma solução. Funcionários afirmam que o gerador era muito antigo. Alexandre Vieira, gerente no setor de obras da Secretária de Saúde, disse por telefone que estão cientes da situação, mas existe uma grande demanda de manutenção dos equipamentos nos hospitais e que quem determina as prioridades são as superintendências das unidades. O que foi feito até o momento foi o encaminhamento para orçar uma proposta de contrato para compra ou reparo do gerador. O SindSaúde/SC irá acompanhar a situação.