ISEV paga os salários atrasados, mas assembleia de trabalhadores da atenção básica em Biguaçu está mantida
Sem receber os salários deste mês até a tarde desta quinta-feira (11/1) e tendo recebido apenas parcialmente os valores referentes ao décimo terceiro salário, trabalhadoras e trabalhadores da atenção básica de saúde do município de Biguaçu têm assembleia marcada para esta sexta-feira (12/1), às 17h, na Secretaria Municipal de Educação, para definir encaminhamentos visando a garantia de que todos tenham recebido corretamente os valores devidos pelo Instituto de Saúde e Educação Vida (ISEV). Também se discutirá o que fazer caso situações como essa se repitam nos próximos meses.
Essa Organização Social é a contratada pela prefeitura de Biguaçu para gerenciar uma série de serviços da atenção básica de saúde municipal, como as equipes de Saúde da Família, do SAMU, do CAPS e NASF, além da UPA.
O ISEV tem histórico de desrespeito aos direitos trabalhistas, tendo sido alvo de ações movidas pelo Sindicato visando garantia de pagamento de verbas rescisórias e mesmo de salários atrasados. Atualmente, atua em 4 unidades em Santa Catarina (eram 11 em 2015) e 7 no Rio Grande do Sul.
Entre 2014 e 2016, quando administrava a antiga clínica Saint Patrick, então chamada de Hospital ISEV, acumulou casos de salários atrasados e de más condições de trabalho – teve a UTI interditada pela Vigilância Sanitária por falta de condições estruturais. No início de 2016, o SindSaúde/SC esteve junto aos trabalhadores daquela unidade em duas greves motivadas por salários atrasados, casos de assédio moral e de falta de condições adequadas para trabalhar.