Home / Geral / Mais uma sentença reconhece justa causa indevida de trabalhadora do Hospital de Caridade

08/06/2021

O SindSaúde/SC conseguiu na justiça mais uma sentença que transitou em julgado para uma das trabalhadoras da cozinha do Hospital de Caridade que havia sido demitida em 2016 por suposta justa-causa. As alegações do processo eram incabíveis e falsas e, desde então, o sindicato está na justiça para que haja indenização para tais trabalhadoras.

A cozinha do hospital é composta por muitas funcionárias que trabalham há anos na unidade, algumas chegando a mais de 40 anos de trabalho. A tentativa de justa causa da administradora do hospital, a Irmandade Senhor Jesus Passos, foi a forma encontrada pelos empregadores de não pagarem os encargos que são direitos dessas trabalhadoras.

No processo de demissão, a administração do hospital alegava que as funcionárias estariam roubando alimentos da cozinha e que teriam sido denunciadas por outros funcionários e uma sindicância interna da instituição. Além de terem sido demitidas e precisarem ir à justiça para conseguir garantir seus direitos, as trabalhadoras também foram lesadas por danos morais por tais acusações infundadas.

De todas as ações movidas pelo sindicato desse processo, apenas duas ainda aguardam decisão final. O restante delas já foi finalizada, tendo também o reconhecimento da justiça de que a demissão foi injusta.

O SindSaúde/SC irá continuar seu trabalho de garantir os direitos de trabalhadoras e trabalhadores da saúde empregados em hospitais públicos e privados. Não iremos aceitar tais injustiças, principalmente de empresas que não cumprem com direitos básicos de seus funcionários, como salário em dia e contribuições ao INSS. A vitória dessa trabalhadora é também importante para toda a categoria, que lida com tais desmandos e pouca valorização há anos. Continuaremos na luta!