Home / Mais uma semana em Brasília trabalhando em defesa do serviço público

Mais uma semana em Brasília trabalhando em defesa do serviço público
14/07/2016

Mais uma semana em Brasília trabalhando em defesa do serviço público

A diretoria do SindSaúde/SC esteve representada na capital federal mais uma vez durante as atividades dessa semana em defesa do serviço público e contra os projetos em pauta que retiram direitos de servidoras e servidores.

A semana foi crítica e conturbada em Brasília. O PLC 257 voltou a ter caráter de urgência. Há algumas semanas a Câmara havia votado o fim do seu caráter de urgência, mas agora voltou atrás, o que significa que o projeto poderá ser deliberado diretamente em plenário e passará a tramitar nas comissões simultaneamente. O documento já está na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), sob relatoria do deputado Wolney Queiroz (PDT/PE).

Deverão ser designados relatores nas Comissões de Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).O Projeto deverá ser deliberado no Congresso Nacional ainda em agosto.

Em paralelo, um novo presidente foi eleito para conduzir os trabalhos na Câmara Federal. E o nome de Rodrigo Maia (DEM) cai como uma luva para os interesses do governo interino de Michel Temer (PMDB) em dar celeridade na tramitação de projetos chaves para suas intenções de enxugar investimentos com retiradas de direitos no serviço público. As semanas que vem por aí serão decisivas.

Atividades da semana

As diretoras do SindSaúde/SC, em conjunto com outros/as representantes do Fórum Catarinense em Defesa do Serviço Público, realizaram mais uma vez uma série de visitas nos gabinetes de deputadas e deputados, com prioridade para os parlamentares catarinenses, para entregar o documento com a posição do Fórum em relação ao PLC 257: pela rejeição completa.

A principal atividade da semana, no entanto, foi a participação em um seminário sobre o PLC 257 promovido pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados e com presença de representantes de diversas áreas do serviço público de todo Brasil, além de parlamentares.

As representantes do SindSaúde/SC também representaram a categoria nas reuniões de Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência e da Comissão de Seguridade Social. Esta segunda teve a presença do ministro da saúde Ricardo Barros e debateu o Programa Mais Médicos e os planos de gestão e financiamento do SUS.