Maternidade Darcy Vargas tem ar condicionados quebrados em oito quartos
Há semanas, as pacientes da Maternidade Darcy Vargas, em Joinville, são internadas numa unidade de saúde sem refrigeração interna. São pelo menos oito quartos com ar condicionados quebrados, em três setores diferentes do Hospital. A manutenção dos equipamentos é terceirizada e a direção diz que não há previsão de concerto por falta de pagamento da empresa, por parte do Estado.
“As pacientes estão sofrendo muito. Além do ar quebrado, não tem como abrir as janelas durante a noite, pois estamos com um surto de mosquitos e com dengue e zika vírus não se pode brincar” Mari Estela Eger, diretora do SindSaúde/SC e servidora na unidade há 10 anos. Em toda a unidade são cinco quartos no setor A, dois no setor B e um no setor C, que atendem gestantes e bebês de risco ou mães e bebês após o parto. O uso de ar condicionado no caso da Maternidade é fundamental para garantir segurança imunológico dos pacientes, já que a janela aberta pode facilitar a contaminação por bactérias de quem está dentro da unidade de saúde.
Ainda segunda a servidora, a direção da Maternidade comprou peças para que o setor de manutenção da unidade arrumasse os aparelhos, mas não conseguem atender toda a demanda, porque sempre há um novo equipamento quebrado. A situação é recorrente, em todos os verões, por estarem funcionando por mais tempo e serem equipamentos antigos, acabam quebrando.
O SindSaúde/SC tentou entrar em contato com a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde, que não nos deu retorno sobre a situação.