Home / Maternidade Dona Catarina Kuss faz uso indevido do nome do SindSaúde/SC para restringir acesso ao refeitório

06/11/2020

O SindSaúde/SC manifesta publicamente sua indignação com a direção da Maternidade Dona Catarina Kuss, que afirmou em documento enviado a seus funcionários uma posição inverídica do sindicato.

É fato que na quinta-feira (29), a diretoria do SindSaúde/SC participou de uma reunião sobre a localização do refeitório da unidade, que foi trocado para um espaço menor e com pouca ventilação. A infraestrutura do espaço estava causando dificuldades aos trabalhadores que precisavam aguardar em filas para poder utilizá-lo. O sindicato, portanto, levou o assunto à pauta, apresentando o problema que os trabalhadores estavam enfrentando. O encaminhamento a esta pauta entre direção e sindicato foi a troca do local do refeitório para o auditório da maternidade, que é um espaço maior, até acontecer a reforma que ampliará o atual refeitório. Cabe lembrar que esta mudança não foi encaminhada até o momento.

Nesta quinta-feira (5), a direção do SindSaúde/SC foi surpreendida com um documento assinado pela direção da maternidade e pela gerente administrativo em que se impõe uma escala de horário de uso do refeitório, designando a quantidade de pessoas de cada setor autorizadas a acessar o espaço. O documento afirma que o sindicato esteve em acordo com tal decisão, o que não aconteceu em nenhum momento. Esta pauta foi trazida na reunião pela gestão da unidade e a fala dos representantes do sindicato foi no sentido da necessidade de os setores se organizarem de forma adequada para facilitar o acesso ao refeitório, inclusive levando exemplos de como funciona em outras unidades, onde os servidores se organizam por grupos e funciona muito bem. O SindSaúde/SC nunca falou em impor uma escala aos servidores. Entendemos que somente quem está em cada unidade sabe de suas demandas e, obviamente, nenhum servidor ou servidora da saúde abandonará seus postos de trabalho para acessar refeitório.

Acreditamos que as servidoras e os servidores da maternidade sabem de suas responsabilidades e não precisam ser tutelados pela direção com horários impostos e rígidos de acesso às refeições.

O SindSaúde/SC enviará ofício à direção do hospital cobrando explicações sobre a resolução do problema, já que o essencial continua sem solução, visto que não foi apontado alternativa para os servidores em relação a espaço maior e mais confortável para realização de suas refeições. Além disso, cobraremos sobre o uso indevido do nome do sindicato.