Home / Geral / Ministério da Saúde dá prazo até a próxima quinta (29) para que governos façam adequação no cadastro dos profissionais da Enfermagem

22/06/2023

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta (21) uma ferramenta para gestores estaduais e municipais atualizarem os dados dos profissionais da Enfermagem. Com a ferramenta, o Governo Federal estabelece um prazo até a próxima quinta (29) para que todos os dados estejam atualizados. A adequação é necessária para que os valores do Fundo Nacional da Saúde (FNS) destinados ao pagamento do Piso Nacional da Enfermagem sejam enviados aos governos.

O problema com o cadastro dos profissionais está ocorrendo em diversos estados e municípios. Em reunião com o SindSaúde/SC, a SES afirmou que o estado de Santa Catarina está passando também por isso, e que estaria trabalhando para enviar os dados corretos com o número de profissionais beneficiados para o FNS. Representantes da SES afirmaram na negociação que a proposta para a categoria só será dada a partir da conclusão desses dados e o valor só será pago após o recebimento dos recursos do FNS.O Governo Federal sancionou lei que viabiliza e auxilia o pagamento do Piso Nacional da Enfermagem para estados, municípios, unidades filantrópicas, além de entidades do setor privado que atendem até 60% SUS, por meio de recursos do FNS. A norma previu um valor de R$7,3 bi para ser dividido entre os estados em 2023. Com a atualização do cadastro, a expectativa é que a verba seja enviada às entidades públicas.

PARTICIPE DO ATO UNIFICADO PELO PISO NACIONAL DA ENFERMAGEM PRÓXIMA QUARTA (28), ÀS 17H30, EM FRENTE AO TICEN - FLORIANÓPOLIS