Home / Movimento derrota contrarreforma da Previdência

Movimento derrota contrarreforma da Previdência
20/02/2018

Movimento derrota contrarreforma da Previdência

Após o dia de paralisação nacional, o presidente golpista Michel Temer anunciou a suspensão da votação da Reforma da Previdência. A suspensão é uma vitória da classe trabalhadora e das forças populares que estão há mais de um ano resistindo a essa proposta, realizando atos, paralisações, duas greves gerais e ocupando Brasília com centenas de milhares de pessoas. Também houve muita pressão sobre os parlamentares no congresso nacional, nas ruas, nas suas casas, nos aeroportos.

Nossa vitória é significativa, pois mostra a força da organização popular, baseada nas entidades históricas de luta: os sindicatos e frentes de mobilização. Mesmo modificando o projeto uma dezena de vezes, desde 2016, quando foi enviado para a Câmara de Deputados, o governo não conseguiu tocar em frente esse projeto.

O governo anunciou a suspensão da votação da PEC 287, indicando que poderá ser votada depois das eleições, em outubro. Isso mostra que os deputados federais e senadores entenderam o recado de que “se votar, não volta”. De qualquer forma, não podemos confiar nesse governo, e devemos seguir alertas às possíveis movimentações de Temer e do Congresso Nacional.

O SindSaúde/SC parabeniza toda a classe trabalhadora que pelo país a fora garantiu essa vitória contra a reforma da previdência. Nossa categoria da saúde em Santa Catarina também fez parte disso e não pestanejou em todos os chamados do sindicato a compor as mobilizações contra a PEC 287.

Só a luta muda a vida!