Home / Coluna Opinião / Negociação da CCT adentra últimos trâmites

Negociação da CCT adentra últimos trâmites
24/04/2023

Negociação da CCT adentra últimos trâmites

A negociação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2022/2023) dos funcionários em unidades privadas de saúde da Grande Florianópolis, que estabelece também o reajuste anual, deve entrar em seus últimos trâmites. A negociação acontece desde o final de 2022, dado que a data-base da categoria é fixada em 1 de novembro. O SindSaúde/SC firmou posição na mesa de negociação de que nenhum trabalhador tivesse perdas financeiras devido à demora das patronais em oferecer proposta que leve em conta as pautas da categoria.

O principal ponto de discussão diz respeito aos valores retroativos à data-base. Nas primeiras propostas dos sindicatos patronais, as empresas ofereceram um parcelamento em um número exorbitante de parcelas. Para além disso, as primeiras propostas não incluíam na convenção nenhuma das cláusulas sociais incluídas na pauta dos trabalhadores.

O SindSaúde/SC estava adentrando com pedido de mediação no Tribunal Regional do Trabalho na última semana quando foi surpreendido por um novo prazo para a contraproposta. Desta vez, as patronais se comprometeram a reduzir drasticamente o número de parcelas e incluir na convenção algumas das cláusulas sociais importantes que há anos estão sendo solicitadas pelos trabalhadores.

Na avaliação do sindicato, o novo prazo se fez interessante, uma vez que uma audiência de mediação no TRT pode causar ainda mais demora para homologação da convenção. Também foi considerado que, nos últimos anos, mesmo com a mediação, a decisão por parte do desembargador foi de parcelamento dos retroativos, inclusive com perdas devido ao pagamento em abono (que não incide em outros reflexos da folha de pagamento).

O SindSaúde/SC vem atuando para que a CCT seja aprovada antes do prazo de vigência há anos. Mesmo assim, vê-se necessária uma mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras para que as empresas respeitem os prazos e evitem propostas que parcelam nossos direitos. Continuamos na luta por salário e condições dignas de trabalho!

Sindicato forte é trabalhador organizado. Filie-se!