Negociação do Governo do Estado com a categoria da saúde começa nesta sexta (9)
Com reunião de negociação marcada com a SES para esta sexta (9), o SindSaúde/SC tem argumentos de sobra para exigir do Governo do Estado valorização dos profissionais da Saúde. Nesta quinta (8), o governador Moisés encaminha para a Alesc as propostas de aumento das categorias da Segurança Pública e da Educação. Agora é a vez da Saúde, que recebeu palmas e honrarias pelo trabalho incansável durante a pandemia, mas não obteve valorização no período.
Desde o início da pandemia a negociação do Governo do Estado com as trabalhadoras e os trabalhadores da Saúde esteve praticamente suspensa. As negociações que ocorreram no período estiveram majoritariamente em torno da gratificação transitória que resultou num projeto de lei com valores bastante baixos e que dividiu a categoria.
É hora de retomarmos nossa pauta geral que estava em negociação no início de 2020, quando foi interrompida pela pandemia. As proposta já haviam sido apresentadas à SES e tratavam de vários pontos, entre eles:
- Reajuste salarial pendente desde 2016, que acumula perdas de 28% nos vencimentos; - Abertura de concurso público; - Reajuste do vale alimentação; - Incorporação da gratificação instituída em 2013; - Retomada das discussões sobre um adicional de formação; - Implantação da política nacional de saúde do trabalhador; - Melhores condições de trabalho e garantia de equipamentos de proteção em quantidade e qualidade adequados; - Contra a reforma da previdência estadual; - Nenhum direito a menos!
É inegável que a categoria da Saúde foi o pilar mais fundamental do combate à pandemia no estado. Estamos nos expondo a riscos, jornadas exaustivas e constantemente colocamos nossa vida em prol dos milhares de catarinenses que necessitam de atendimento. É hora de sermos valorizados, para além de sermos reconhecidos!