Home / Negociação do piso regional de salários é concluída e reajuste definido

Negociação do piso regional de salários é concluída e reajuste definido
25/01/2021

Negociação do piso regional de salários é concluída e reajuste definido

Entidades sindicais, federações e Centrais Sindicais, assessorados pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos) concluíram a negociação do piso regional de salários do Estado de Santa Catarina. A negociação é travada com as Federações Empresariais de Santa Catarina e tem validade a partir de janeiro de cada ano. Neste ano, a negociação trouxe reajuste de 5,45% para as quatro faixas de piso salarial, e o acordo segue agora ao governador Carlos Moisés, que por sua vez, encaminhará em forma de Projeto de Lei do Executivo à Assembleia Legislativa (ALESC). Assim que a ALESC retornar aos trabalhos em fevereiro deve colocar o projeto em votação, com aplicação retroativa aos salários de janeiro de 2021.

Os trabalhadores da saúde em empresas privadas estão inclusos na faixa 4, que passa a ter piso mínimo de R$1467,00. Isso tem impacto na nossa Convenção Coletiva de Trabalho acordada para este ano, já que há na CCT a previsão de que no "caso das negociações do reajuste do piso regional de salários (Lei Complementar 459 de 2009) estipularem reajuste maior que o aqui convencionado, que prevalecerá o maior valor entre os dois”. Dessa forma, o piso mínimo da CCT deve seguir o valor de R$1467,00, com validade em janeiro de 2021.