Home / No Hospital ISEV salários atrasados foram pagos e negociação está marcada para quinta

11/01/2016

O Instituto de Saúde e Educação Vida (ISEV) pagou na tarde desta segunda-feira (11/1) os salários atrasados das trabalhadoras e trabalhadores do Hospital ISEV, a antiga clínica Saint Patrick. A direção do hospital também se comprometeu a negociar com os trabalhadores as demais reivindicações de direitos e condições de trabalho que estão na pauta de urgência entregue nesta manhã. A negociação está marcada para quinta-feira (14/1), às 10h, e a concentração das trabalhadoras e trabalhadores começa às 7h.

Durante o ano passado, o SindSaúde/SC  recebeu uma série de denúncias sobre a situação precária da antiga clínica Saint Patrick, administrada desde 2014 pelo Instituto de Saúde e Educação Vida (ISEV). As instalações do estabelecimento estão com graves problemas estruturais e, mesmo sem condições, a UTI continuava recebendo pacientes particulares e de convênios – até ser interditada pela Vigilância Sanitária, em setembro.

O ISEV atua em onze cidades do Estado e também é responsável pela atenção básica à saúde do município de Biguaçu, onde trabalhadores tem sido demitidos sem a devida homologação de suas rescisões contratuais, o que impossibilita o acesso a uma série de direitos trabalhistas. As denúncias dão conta também da falta de pagamento de encargos e comissões devidas, além da utilização de um sistema irregular de banco de horas. No Hospital ISEV, em Florianópolis, houve atraso no pagamento dos salários do mês de setembro.

Em outubro de 2015, após transmitir todas as denúncias às autoridades competentes, em diálogo com o Ministério Público do Trabalho (MPT/SC), o SindSaúde/SC optou por iniciar uma ação conjunta contra o ISEV.