Home / Coluna Opinião / Nota de apoio à greve dos trabalhadores da educação estadual

Notícias

Mantenha-se atualizado

Nota de apoio à greve dos trabalhadores da educação estadual
26/04/2024

Compartilhe

Nota de apoio à greve dos trabalhadores da educação estadual

O SindSaúde/SC manifesta seu apoio à greve dos trabalhadores da rede estadual de ensino, que paralisaram suas atividades no último dia 23 e estão indo às ruas com suas pautas e reivindicações.

A greve representa um importante momento para os trabalhadores, que não tiveram suas demandas sequer ouvidas pelo Governo Estadual. Não houve, por parte de Jorginho Mello ou do Secretário da Educação, Aristides Cimadon, qualquer chamada para entender as reivindicações e estabelecer uma proposta condizente para a categoria.

Desde o início do seu mandato, a administração do governo Jorginho tem se dedicado a estabelecer projetos que visam aumentar os lucros da iniciativa privada. O contraste das suas proposições é gritante. As escolas públicas estaduais estão sofrendo sérios problemas estruturais que prejudicam seriamente tanto os alunos quanto os professores. As eleições para direção escolar foram desrespeitadas pelo governo, que ignorou a escolha das comunidades para colocar nas direções aliados e pares políticos.

A realidade dos trabalhadores nesse contexto é de assédio moral, salários defasados e condições precárias de trabalho. A greve visa o pagamento do Piso Nacional na carreira; o pagamento da Hora Atividade para todos os trabalhadores; por Concurso Público e pela revogação dos 14% dos aposentados.

Assim, o SindSaúde/SC manifesta seu apoio aos trabalhadores da educação estadual, que estão organizados em greve por meio do Sinte e de suas regionais. Estamos juntos na luta pelo serviço público, por valorização e melhores condições de trabalho.

Newsletter