Home / Coluna Opinião / NOTA DE APOIO AO SINTRASEM E À GREVE DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE FLORIANÓPOLIS

NOTA DE APOIO AO SINTRASEM E À GREVE DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE FLORIANÓPOLIS
10/02/2022

NOTA DE APOIO AO SINTRASEM E À GREVE DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE FLORIANÓPOLIS

O SindSaúde/SC volta a manifestar apoio aos servidores públicos municipais de Florianópolis, que mais uma vez estão sendo colocados em posição injusta pelo poder público. Da saúde à educação, da assistência social ao saneamento básico, estamos vendo constantemente os ataques feitos pela prefeitura para sucatear a fim de terceirizar e facilitar a corrupção junto às empresas privadas.

O Sintrasem, enquanto sindicato que representa a categoria dos servidores públicos municipais, tem se provado cada vez mais um instrumento importantíssimo na luta pelo serviço público municipal. Mais uma vez, prestamos nosso apoio a essa entidade que luta por seus trabalhadores!

Na saúde municipal, trabalhadores e trabalhadoras nas UPAs e Centros de Saúde estão sem reajustes salarial e iniciativas de valorização, além de férias canceladas por conta da alta demanda causada pela propaganda feita em relação ao turismo.

Na educação, a prefeitura não pagou o Piso Nacional do Magistério, descumprindo a lei federal e o acordo coletivo dos professores e professoras municipais.

Já na assistência social, o prefeito Gean Loureiro tem direcionado investimentos para uma entidade comandada por sua esposa, a Somar Floripa, enquanto deixa serviços essenciais como CRAS, CREAS e casas de acolhimento sucateados.

Além disso, mais uma vez a Comcap, empresa pública reconhecida como um serviço de excelência no recolhimento de resíduos, está sob ataque. A prefeitura segue fazendo aditivos para a empresa privada com histórico de corrupção e que não entrega o serviço necessário para atender sequer os bairros aos quais ela foi designada.

Como trabalhadores e trabalhadoras da saúde, já fomos alvos diversas vezes dessas mesmas políticas de destruição. Devemos ser solidários à greve destes trabalhadores que fazem seus serviços com excelência. Dizer NÃO às terceirizações, prezar por um serviço público gratuito, estatal e de qualidade, e clamar pela valorização dos profissionais da saúde é um dever nosso!