Home / Nota de apoio às ocupações de escolas e universidades

Notícias

Mantenha-se atualizado

Nota de apoio às ocupações de escolas e universidades
22/11/2016

Compartilhe

Nota de apoio às ocupações de escolas e universidades

O SindSaúde/SC  declara total apoio às ocupações de escolas e universidades realizadas em todo o país contra a PEC 55 (241) e a MP 746. As manifestações são contra os ataques que retiram direitos de todos nós: trabalhadores/as do serviço público, da iniciativa privada, aposentados, donas de casa, de todo o povo brasileiro!

A Proposta de Emenda Constitucional 55 (antiga 241) é um adendo à Constituição que prevê o congelamento por 20 anos do orçamento público para gastos primários (saúde, educação, assistência social, etc). Entretanto, não mexe no pagamento de juros e amortização da dívida pública, que consome quase metade de tudo que o Governo Federal arrecada. Seguindo a lógica da economia “da dona de casa” estamos deixando de garantir o pão diário na mesa, para pagar por caviar.

Em paralelo à PEC, também tramita no Congresso Nacional, a Medida Provisória 746 – Reforma do Ensino Médio, que tira a obrigatoriedade de disciplinas como: Artes, Educação Física, Geografia, Sociologia, Filosofia e História. A MP garante apenas a oferta de Língua Portuguesa, Matemática e Inglês, deixando a cargo das escolas a escolha de quais outras disciplinas irão ofertar.  É a total destruição do ensino público no Brasil, porque essa contrarreforma vem junto com o congelamento do orçamento da educação, abrindo as portas para a demissão de vários professores e restringindo o ensino a três áreas do saber.

Nesse sentido, o movimento estudantil organizado deve sim paralisar o que produzem: conhecimento. É com as ocupações das instituições de ensino que os/as estudantes tem mostrado sua contrariedade a esses projetos e reivindicado uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Enquanto nós trabalhadores/as da saúde estamos em estado de greve para mostrar que não aceitaremos retrocessos, os/as estudantes ocupam seus locais de estudo. Nossa posição é o apoio total e convidamos a categoria da saúde a se somar às ocupações, ajudando com doações de alimentos, materiais, na oferta de oficinas e na participação em debates.

Se você tem filhos em alguma ocupação: vá junto, apoie e venha também construir a resistência na saúde! 

JUNTOS CONTRA A RETIRADA DE DIREITOS!

 

Newsletter