Nota de repúdio sobre a divulgação de vídeo com senhora com saco de lixo na cabeça
Viemos a público manifestar nosso total apoio aos servidores do Hospital Regional de São José, que conduziram a usuária Ivonete da Rosa em uma ambulância do Hospital Baía Sul para o Regional de São José. Também manifestamos nosso repúdio à atitude leviana dos familiares da paciente, que filmaram a idosa com um saco de lixo no rosto.
É mais do que necessário que a verdade seja disseminada. O que de fato aconteceu foi que a usuária Ivonete da Rosa estava sendo conduzida do Hospital Baía Sul para o Hospital Regional de São José a fim de realizar uma ressonância. A senhora tinha náuseas e por conta disso, um dos servidores que a acompanhava dentro da ambulância entregou um saco de lixo à filha da idosa, para ser utilizado somente em caso de ânsia de vômito durante o trajeto de uma unidade de saúde a outra.
Sem que os servidores vissem, o saco de lixo foi posto na cabeça da senhora para a gravação de um vídeo que foi amplamente divulgado na internet e também por vários veículos de comunicação.
Deixamos claro que estamos ao lado desses servidores e que nossa assessoria jurídica já está acompanhando o caso para defendê-los. Um Boletim de Ocorrência contra os familiares da idosa já foi registrado sobre o caso e existe a possibilidade de se iniciar um processo judicial.Uma ação como essa gera indignação e revolta na diretoria do SindSaúde/SC, pois é um ato falacioso que coloca em risco a carreira de profissionais competentes e comprometidos com um atendimento de qualidade aos usuários do SUS.
Rechaçamos a atitude dos familiares desta usuária e esperamos que a situação possa se resolver da melhor forma possível, preservando a idosa, mas também esclarecendo os fatos e trazendo a verdade à tona.
Diretoria do SindSaúde/SC