Home / NOTA DO SINDSAÚDE/SC AOS SERVIDORES DA SAÚDE

17/03/2020

NOTA DO SINDSAÚDE/SC AOS SERVIDORES DA SAÚDE

Prezados Servidores da Saúde,

A Diretoria do SindSaúde/SC vem por meio desta nota apresentar o seu posicionamento em relação às nossas lutas no momento de pandemia que estamos vivendo.

É importante lembrar que os servidores da saúde aprovaram o estado de greve na assembleia geral ocorrida no dia 12 de fevereiro e na assembleia geral do dia 03 de março foi deliberado pela realização de uma paralisação de 24 horas e de uma nova assembleia no dia 18 de março, Dia Nacional de Lutas estabelecido pelas Centrais Sindicais. Cabe salientar que em 03 de março, quando decidimos esses encaminhamentos, a pandemia do coronavírus ainda não havia chegado ao Brasil, bem como os decretos municipais e estadual que proíbem atividades que tragam aglomerações de pessoas também não tinham sido publicados.

Ou seja, em poucos dias tivemos uma mudança brusca no cenário, o que exige de toda a categoria uma reavaliação das decisões tomadas. Nesse contexto, entendemos que mais uma vez os servidores da saúde serão os protagonistas para atender a população e conter a epidemia no Brasil e em Santa Catarina, fato que mais uma vez remete a grande importância de nossos servidores e, por isso, a necessidade de valorização da categoria pelo Governo.

Serão os servidores da saúde os reais heróis diante dessa epidemia. Nesse momento, a população e também o governo dependem exclusivamente da categoria da saúde para resguardar a saúde e a vida de nosso povo! Por isso, a posição da diretoria do SindSaúde/SC é que não abriremos mão de lutar pela pauta de reivindicações da categoria, que tem sido negligenciada pelo governo, esse mesmo governo que prometeu valorizar os servidores, mas que na mesa de negociação ofereceu parcos 20% de reposição apenas sobre a gratificação e parcelados em 04 parcelas até 2021.

Somos profissionais imprescindíveis para a sociedade catarinense e nos orgulhamos disso, mas a nossa valorização não pode ser apenas com palavras bonitas em momentos difíceis como esse, mas precisa ser traduzida concretamente nos nossos salários e nas nossas condições de trabalho.

Contudo, diante da pandemia que vivemos e pensando em nosso papel enquanto trabalhador da saúde, concordamos que temos que contribuir para o combate ao Coronavírus. Nesse sentido, estamos suspendendo a assembleia que estava marcada para dia 18 de março e na qual avaliaríamos o indicativo de greve para 01 de abril e também a paralisação de 24 horas. Em respeito à população que depende muito dos servidores da saúde, estaremos nos postos de trabalho, se asseguradas as condições adequadas para atendermos os casos suspeitos e confirmados.

Essa suspensão temporária da nossa luta em nada muda nossa disposição de avançarmos até conquistarmos todas as nossas reivindicações. Logo que a pandemia esteja controlada uma nova assembleia e mobilizações serão marcadas. Por isso, permanecemos em Estado de Greve.

Sobre a negociação com o Governo do Estado:

Hoje pela manhã ocorreu uma nova reunião de negociação, onde foi solicitado que o Governo se posicionasse sobre a proposta de reposição salarial. A categoria não pode esperar a pandemia passar. Essa é a hora do Governo mostrar que de fato valoriza os profissionais da saúde.

A atual proposta que temos não é digna e nem a que a categoria merece, como já discutido na assembleia geral do dia 03 de março, entendemos que essa reposição salarial precisa avançar na negociação e que como somos serviços essenciais e ainda mais essenciais nesse momento, precisamos de uma proposta urgente e digna. Na reunião de hoje o governo ficou de avaliar e trazer uma resposta o quanto antes. Exigimos reunião urgente com a SES pra encaminhar um processo de trabalho.

Além disso, entendemos também ser crucial nesse momento o papel da diretoria do Sindsaúde/SC em fiscalizar as condições de trabalho dos servidores da saúde e assegurar que a categoria tenha as condições mínimas para atender a população de forma adequada e segura para os servidores. Em caso de denúncia envie uma mensagem pelo whatsapp (48) 988026157, manteremos o sigilo da informação e preservaremos a identidade do servidor. Já temos denunciado em nossos meios de comunicação a falta de materiais, a falta de pessoal e o retardo no treinamento das equipes - algo que temos que intensificar nos próximos dias.

Pedimos que a categoria reporte ao SindSaúde/SC toda e qualquer carência de recursos – humanos e materiais durante a epidemia. Não podemos aceitar que os servidores sejam sacrificados com sua própria saúde pela falta de investimento do governo do Estado.

Esperamos que, passada essa pandemia, o Governo do Estado reconheça mais uma vez o papel crucial dos servidores da saúde e também reconheça que a categoria merece ser mais valorizada – e assim exigiremos!

Diante de tudo isso, pedimos ainda que a categoria da saúde se mantenha confiante na Direção do SindSaúde/SC e unida, pois é necessário que enfrentemos toda essa situação juntos! E dessa forma sairemos vitoriosos mais uma vez como em toda a história de luta da categoria da Saúde!

Viva os servidores da saúde!

Viva a Saúde Pública e de Qualidade!

Viva o SUS!

Florianópolis, 17 de março de 2020.