Home / NOTA DO SINDSAÚDE/SC SOBRE O CORONAVÍRUS

NOTA DO SINDSAÚDE/SC SOBRE O CORONAVÍRUS
13/03/2020

NOTA DO SINDSAÚDE/SC SOBRE O CORONAVÍRUS

Em 2009, na epidemia do H1N1, os servidores da saúde estavam lá, na linha de frente, enfrentando as piores situações, com imensa coragem. Neste momento, na pandemia do Coronavírus, a história se repete. Novamente os servidores da saúde são os soldados na linha de tiro, garantindo o essencial para a população: a vida.

E assim como em 2009, os servidores da saúde estão dando seu sangue e seu suor sem as menores condições.

É preciso denunciar a situação de total abandono dos servidores da saúde. Muitos hospitais carecem de equipamentos básicos para conter o Coronavírus, como aventais descartáveis em número suficiente, sem mencionar que os servidores ainda não foram treinados em relação ao Plano de Contingenciamento. Cabe salientar ainda que o diagnóstico clínico da infecção pelo Coronavírus é extremamente dependente do exame de tomografia e temos poucos desses equipamentos no Estado.

É necessário lembrar também da histórica superlotação dos hospitais e a falta de leitos nas UTI's, que tende a piorar nesse momento. Muitos hospitais da Europa estão improvisando leitos de UTI's nos corredores dos hospitais.

Mas os servidores da Saúde estão no seu dia a dia atendendo e enfrentando qualquer situação, independente da morosidade do Governo em dar respostas. Isso é fruto do comprometimento permanente dos servidores da saúde.

Também temos que denunciar a falta de valorização dos servidores da saúde, que não recebem sequer a reposição da inflação em suas data bases há mais de 04 anos e sem reajuste do vale alimentação há 08 anos. E mais que isso, os servidores da saúde estão sendo excluídos nesse momento do direito à aposentadoria especial, direito que sempre tiveram e que foi garantido a outras categorias do Estado no projeto de lei que tramita na assembleia legislativa.

O SindSaúde/SC denuncia a toda a população que o Governo do Estado não garantiu até o momento as condições adequadas, a estrutura nos hospitais e nem o pessoal suficiente para enfrentar a pandemia de Coronavírus - uma vez que estamos sem concurso público desde 2016. O modelo de contrato temporário não têm sido suficiente para atender as demandas atuais, que dirá frente a esse novo quadro que a saúde se encontra.

Queremos, diante disso, enaltecer mais uma vez o papel primordial que os servidores da saúde estão tendo e terão cada vez mais no atendimento da população. Merecem ser enxergados pelo governo do estado pelo valor que possuem, não apenas em tempo de pandemias.

Nesse momento, o Governo do Estado depende ainda mais dos servidores da saúde, mas insiste em manter a categoria desvalorizada e com uma parca negociação salarial, apresentando propostas que rebaixam os salários e mantém os servidores refém de horas extras e duplos vínculos.

Por isso, o Sindicato pede que a categoria se mantenha firme no Estado de Greve aprovado em assembleia geral, pois não podemos cair no oportunismo do Governo do Estado que está se aproveitando dessa pandemia para empurrar uma negociação salarial que não atenderá as necessidades da categoria.

Viva os servidores da saúde!

Mais verbas para o Sistema Único de Saúde - SUS!

Pelo fortalecimento do Serviço Público!