Nota do SindSaúde/SC
O dia amanhaceu cinza em Florianópolis, após uma noite de pânico no Hospital Governador Celso Ramos onde um princípio de incêndio aconteceu na sala de nobreaks da emergência do Hospital. As/os servidoras/es ao detectar o foco extinguiram o fogo, porém com a grande quantidade de fumaça as/os pacientes da emergência foram retirados às pressas pelas/os funcionárias/os que estavam de plantão.
Cenas de uma tragédia que é anunciada há anos e que lembram as imagens de um incêndio recente no país também em um hospital. Tragédia anunciada, pois a falta de manutenção preventiva nas máquinas e equipamentos dos hospitais estaduais é histórica e tem piorado com a política de cortes no orçamento da saúde que o governo atual vem mantendo - e cinicamente anuncia como feitos grandiosos de sua gestão econômica!
Mas cabe aqui nessa nota nos solidarizarmos e parabenizarmos as/os verdadeiras/os guerreiras/os dessa noite, mais uma vez, as/os guerreiras/os da saúde, enquanto as autoridades permaneciam em segurança em suas casas essas/es heroínas/heróis salvaram todas/os as/os pacientes.
Essas/es servidoras/es da saúde comprometidos com a vida é que evitaram uma tragédia maior. Os estragos emocionais e psicológicos ainda veremos com o passar dos dias, mas essa noite de 23 de setembro será marcada para sempre pelo protagonismo e coragem dessas mulheres e homens que estavam de plantão a beira do leito das/os pacientes!
Nada muito diferente de suas rotinas diárias, pois há anos a categoria da saúde tem sido negligenciada e esquecida pelos inúmeros governos e em todos os seus dias fazem o impossível para dar o tratamento digno que merecem todos os seres humanos. E a categoria da saúde segue recebendo o mesmo tratamento nos nove meses do governo de Carlos Moises - não houve aumento no investimento em saúde, não há concurso público desde 2016 e a data base não é reposta há quase 4 anos, faltam materiais...
Consequências de gestões, anteriores e atuais que se baseiam em cortes para economizar. Mas perguntamos: qual é o preço de economizar investimentos na vida? Quanto custa uma estrutura adoecida e que adoece mais pessoas?
O Sindsaúde/SC que no próximo dia 26 de setembro completa 68 anos de fundação parabeniza as/os servidoras/es da saúde, pela garra, pela coragem e por ser a verdadeira diferença na saúde e na vida das/os catarinenses.
Não nos calaremos diante essa tragédia e seguiremos lutando pela valorização e pelo respeito que essas/es servidoras/es merecem!
Florianópolis, 24 de setembro de 2019