Home / Geral / Nota para o setor privado de saúde da Grande Florianópolis a respeito da aplicação do Piso Nacional da Enfermagem

20/07/2023

O SindSaúde/SC vem novamente informar a categoria dos trabalhadores em estabelecimentos de saúde privados da Grande Florianópolis a respeito da negociação acerca do Piso Salarial da Enfermagem.

Conforme estipulado pelo STF no julgamento da liminar que determina as formas de pagamento do piso, ficou estabelecida a necessidade de prévia negociação coletiva do sindicato laboral (SindSaúde/SC), representante dos trabalhadores, e os sindicatos patronais, representantes das empresas. O documento estabelece que se não houver acordo entre as partes, a lei deverá ser cumprida em um prazo de 60 dias a partir da data de sessão de julgamento.

Reforçamos que o SindSaúde/SC tem se comprometido com a negociação, fazendo cumprir o proposto pelo STF. A postura que o sindicato adotou desde o início é de que as empresas cumpram a lei do piso em sua integralidade. O SindSaúde/SC se reuniu com as empresas e recebeu propostas dessas. Porém, até o momento, as propostas são rebaixadas, com proposições de pagamentos parcelados em muitas vezes e aplicação gradual, por exemplo. A última proposta foi enviada na última semana com esse mesmo teor, não estabelecendo o pagamento do piso de forma integral. Essas propostas foram rejeitadas pelo sindicato.

As patronais insistem que o pagamento do piso comprometeria a operação nas unidades de saúde, inclusive havendo risco de demissões. O sindicato porém tem insistido que esse argumento só se sustentaria a partir da apresentação de dados concretos das empresas, o que não foi apresentado até o momento.

Assim, ficou estabelecido que o sindicato chamará a categoria para uma assembleia se houver uma proposta que contemple o pagamento do piso integralmente, para que os trabalhadores possam decidir a respeito de seus direitos. Caso contrário, será cumprido o prazo estipulado na liminar.

Fique atenta/o às redes sociais do SindSaúde/SC. Publicaremos a respeito de qualquer novidade na negociação!