Home / Geral / Nova audiência de negociação com o Grupo Care discute PDV e posicionamento do MPT

19/05/2021

O SindSaúde/SC se reuniu com representantes do Grupo Care, com mediação do Ministério Público do Trabalho nesta quarta-feira (19) para continuar as negociações acerca do arrendamento do Hospital de Caridade pelo Care. A empresa mais uma vez não apresentou o contrato feito entre o Care e a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, atual administradora do hospital. Agora, o sindicato e a empresa realizarão uma série de reuniões de negociação sem a mediação do MPT, culminando em uma audiência no dia 9 de junho, no qual o órgão irá mediar novamente um acordo.

A audiência desta quarta foi rápida e teve como principal objetivo definir o cronograma da negociação. Porém, alguns pontos importantes foram debatidos, dentre eles o Programa de Demissão Voluntária (PDV). O MPT tornou a pedir do sindicato um número exato de funcionários que gostariam de ser demitidos quando o grupo Care assumir. O PDV facilitaria o processo de demissão desses funcionários, de modo que fiquem acordados termos para que nenhum dos trabalhadores sejam lesados.

Porém, a posição do SindSaúde/SC foi mais uma vez firme: não é possível estimar a quantidade de pessoas que irão se utilizar de um possível PDV sem antes se olhar o contrato e a forma com que se realizará a transição entre as empresas. Por enquanto, todas as negociações estão sendo feitas dessa forma, de maneira que nem o sindicato, nem tampouco os funcionários da unidade, tem acesso ao que realmente significará a nova gestão para as questões trabalhistas.

Além disso, enquanto não há uma resposta definitiva e transparente, as propostas dos funcionários são feitas às escuras, dessa forma, impedindo que os funcionários tomem esse tipo de decisão. Por isso, para estimar esse número, é preciso saber quais serão os rumos da negociação e a forma como o Grupo Care irá assumir os contratos.

A grande conquista da reunião, porém, foi em relação ao MPT, que se comprometeu a reforçar as demandas das trabalhadoras e dos trabalhadores nesse processo. Até então, o órgão se limitava a mediar as reuniões, sem apontar posicionamento em relação aos contratos. Com a insistência do SindSaúde/SC, o procurador responsável pela mediação apontou sobre a importância dos valores que serão repassados do Grupo Care para a Irmandade, sinalizando que o bloqueio deles para pagamento de rescisões, FGTS e férias vencidas pode ser uma possibilidade.

Nesta quinta (20), o SindSaúde/SC volta a se reunir com o Grupo Care para continuar as negociações. Acima de tudo, serão defendidas as posições aprovadas em assembleia nesta terça (18). As informações sobre essa e as próximas rodadas de negociação serão noticiadas nos canais do SindSaúde/SC.