Home / O SindSaúde/SC apoia a greve dos trabalhadores da Comcap

O SindSaúde/SC apoia a greve dos trabalhadores da Comcap
21/01/2021

O SindSaúde/SC apoia a greve dos trabalhadores da Comcap

O ano mal começou e os trabalhadores da Comcap (Autarquia de Melhoramentos da Capital) estão tendo de lutar por seus direitos e por uma cidade mais limpa e transparente. O prefeito Gean Loureiro, que prometeu durante a campanha não reduzir o salário de nenhum de seus funcionários, anunciou a contratação de uma empresa privada para fazer coleta de lixo em Florianópolis. Agora, Gean Loureiro apresenta uma reforma administrativa que prevê privatizações, corte de direitos, aumento da participação privada dentro do serviço público e interferência do executivo em conselhos como o CME – tudo isso está previsto no novo pacote enviado pelo executivo à Câmara.

Além de não ter respostas sobre como a coleta se dará nas regiões periféricas, a empresa escolhida conta com uma lista de denúncias perigosas à saúde da população e à transparência dos cofres públicos. Em Rondônia, a Amazon Fort Soluções Ambientais já foi incriminada por adulteração na pesagem do lixo hospitalar; pelo descarte desse mesmo lixo hospitalar em aterro comum; por ter jogado combustível em rios, cabeceiras de pontes e até em um terreno em que seria construído um hospital, contaminando a região com materiais altamente tóxicos; além de ter sido contratada pelo dobro do preço no estado.

Estamos juntos do Sintrasem, que representa a categoria que está em greve, exigindo seus direitos e lutando pelos cidadãos de Florianópolis, principalmente os desprivilegiados. A causa é justa e merece nosso apoio.

A Comcap deve permanecer pública, em nome da transparência e da qualidade do serviço. ✊🏻✊🏼✊🏽✊🏾✊🏿

Foto: @unidadepopularsc / Jahy Pronsato