Home / O SINDSAÚDE/SC FAZ ANIVERSÁRIO! 68 ANOS DE LUTA!

O SINDSAÚDE/SC FAZ ANIVERSÁRIO! 68 ANOS DE LUTA!
26/09/2019

O SINDSAÚDE/SC FAZ ANIVERSÁRIO! 68 ANOS DE LUTA!

Hoje (26 de setembro de 2019) o SindSaúde/SC completa 68 de fundação, são mais de meio século em defesa da categoria da saúde. Essa data é um marco na vida de milhares de trabalhadoras e trabalhadores da saúde. O sindicato tem contribuído pra organização da categoria em defesa de seus direitos e por melhores condições de trabalho e salário. A diretoria do SindSaúde/SC agradece a cada trabalhadora e trabalhador que acredita no sindicato. Por isso, nesta data queremos lembrar um pouco da nossa história.

O Sindicato dos Trabalhadores na Saúde de Florianópolis e Região foi fundado em 26 de setembro de 1951 por Celsa Machado Lemfers, então funcionária do Hospital de Caridade. Por isso, acreditamos ser importante celebrar essa data e a memória de Celsa Machado Lemfers, pioneira nessa luta. O auditório da sede em Florianópolis leva o nome da fundadora do SindSaúde/SC, uma maneira singela de homenagear a mulher que deu início a essa história de luta.

A ata da primeira assembleia realizada pelo Sindicato, no ano de 1953, registrava o total de 82 filiados. Em 1989 o número não chegava a 600 sócios e atualmente a entidade conta com quase 9.000 filiados, trabalhadoras e trabalhadores da saúde nos setores público e privado. Até meados da década de 80, o SindSaúde/SC funcionava de maneira quase itinerante, com reuniões sendo realizadas em locais provisórios. Já naquela década, a sede foi instalada numa sala alugada na rua Anita Garibaldi, Centro de Florianópolis.

De lá, transferiu-se, em fevereiro de 1986, para sua atual sede, no número 77 da rua Frei Evaristo, também no Centro da Capital. O SindSaúde/SC funcionaria por ainda alguns anos numa modesta casa de madeira, até que, em 11 de junho de 1993, foi inaugurada a nova sede. Além dessa sede, o SindSaúde/SC conta com subsedes em Joinville e Lages.

Já se passaram 68 anos desde a fundação do SindSaúde/SC e já conquistamos muitos direitos para as trabalhadoras e trabalhadores da saúde. Isso mostra que quando a categoria acredita e fortalece o sindicato se filiando e participando das assembleias, temos uma força gigantesca. Porque acreditamos na saúde como um direito fundamental das cidadãs e cidadãos. Vida longa ao sindicato e seguimos adiante em defesa da saúde pública, gratuita e de qualidade para todas e todos.