Home / ORIENTAÇÕES SOBRE TESTES RÁPIDOS PARA O VÍRUS SARS-CoV-2

ORIENTAÇÕES SOBRE TESTES RÁPIDOS PARA O VÍRUS SARS-CoV-2
13/04/2020

ORIENTAÇÕES SOBRE TESTES RÁPIDOS PARA O VÍRUS SARS-CoV-2

O Ministério da Saúde por meio da Diretoria da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina distribuiu testes rápidos para *os trabalhadores dos serviços de saúde, da segurança e do sistema prisional*. As unidades hospitalares já receberam alguns testes que devem ser aplicados de acordo com a Nota Informativa 001/2020 SUV/DIVE/LACEN/SES/SC-COE.

Em razão das limitadas informações ainda disponíveis a respeito da indicação clínica para uso dos testes rápidos para SARS-CoV-2, quando disponíveis, estabelece-se que INICIALMENTE OS MESMOS SERÃO EMPREGADOS PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE ASSINTOMÁTICOS QUE SE EXPUSERAM A SITUAÇÃO DE RISCO.

Considera-se nesta nota técnica para fins de classificação como situação de risco o profissional de saúde que prestou assistência direta a pessoa com quadro suspeito ou confirmado de Covid-19 sem utilização de EPIs padronizados para o atendimento e realização de procedimentos tais como intubação orotraqueal, aspiração de vias aéreas e realização de acesso venoso profundo.

Estes testes também poderão ser muito úteis em estudos epidemiológico, determinando as taxas de exposição da população ao novo Coronavírus, tendo apresentado sintomas ou não.

Os testes rápidos recebidos do Ministério da Saúde foram distribuídos conforme a planilha de Distribuição de testes rápidos para Unidades Hospitalares. A planilha pode ser acessada no link:

A nota técnica pode ser acessada na íntegra aqui:

SINDSAÚDE/SC