Home / Setor Privado / OZZ e entidades representativas dos trabalhadores do SAMU discutem demandas dos funcionários

28/01/2021

Na tarde desta quinta-feira (28), entidades representativas dos trabalhadores do SAMU se reuniram com a OZZ para discutir as demandas dos trabalhadores do SAMU. Essa a primeira reunião conjunta das entidades sindicais dos trabalhadores da saúde, dos condutores e o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) com a OZZ. O principal foco da reunião foram as condições de trabalho nas bases e ambulâncias, uma vez que a empresa insiste em pedir o aporte do estado para cobrir valores e vencimentos devidos aos trabalhadores.

O SindSaúde/SC apontou as falhas no cronograma de férias apresentado inicialmente pela OZZ, exigido por meio do Ministério Público do Trabalho (MPT). Foram diversas as denúncias e as constatações de que o cronograma não estava sendo cumprido, e que há ainda trabalhadores aguardando o direito. A empresa se comprometeu a, até a quarta-feira (3), apresentar outra revisão do cronograma para que os trabalhadores possam organizar suas férias.

Um ponto importante e amplamente discutido na reunião, foi sobre a higienização das bases e veículos. O Coren já havia entrado com representação a OZZ solicitando que revogue imediatamente o documento que ordena aos trabalhadores da enfermagem a higienização da ambulância. Tal prática, para todos as trabalhadoras e os trabalhadores da saúde, pode configurar desvio de função. Mais do que isso, em meio a uma pandemia causada por um vírus contagioso e que exige ainda mais desses profissionais a higienização pode configurar um risco ainda maior de contágio.

A OZZ respondeu que contratou 28 pessoas para fazer a organização e limpeza das bases e ambulâncias, e que elas já estão atuando. As entidades sindicais, porém, reforçam que as contratações ainda não cobrem os problemas, uma vez que os contratos possuem horas reduzidas e que não cobrem as 24 horas de atendimento do serviço. No período noturno, por exemplo, não há nenhum desses profissionais trabalhando na higienização.

Os sindicatos estão organizando um pedido conjunto para, mais uma vez, reunir a OZZ e a SES com as entidades representativas. O SindSaúde/SC e outros sindicatos do estado estão se organizando para promover atividades conjuntas com os trabalhadores, a partir de uma assembleia, para pressionar a empresa e o governo na negociação.

Participaram da reunião desta quinta-feira, o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), os sindicatos dos trabalhadores da saúde de Florianópolis, Joinville, Criciúma, Mafra, Caçador e o sindicato representante de condutores de ambulância de Chapecó.