Home / Paralisação no Celso Ramos está suspensa até segunda-feira

Paralisação no Celso Ramos está suspensa até segunda-feira
20/01/2017

Paralisação no Celso Ramos está suspensa até segunda-feira

O movimento iniciado ontem (19/1) pelas/os trabalhadoras/es da emergência do hospital Governador Celso Ramos, paralisando atividades por duas horas em dois períodos do dia, foi suspenso na tarde de hoje. A Secretaria do Estado da Saúde convocou uma reunião de emergência por volta das 13h para apresentar ao Sindicato uma proposta de contingenciamento que envolve realocação interna de servidoras/es e pacientes, além de propor uma reunião com o conjunto de trabalhadoras/es do hospital para segunda-feira (23/1), às 9h. As/os trabalhadoras/es resolveram, então, suspender temporariamente as paralisações programadas para acontecer duas vezes ao dia -- das 15h às 17h e das 21h às 23h --, até a reunião da próxima segunda.

A situação da emergência do hospital se agravou nesta semana, por conta do acréscimo de demanda provocado pelo fechamento de postos de saúde e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) administrados pela prefeitura, e cujos trabalhadores estão em greve desde segunda-feira (16/1). A média de atendimentos diários que rondava 300 pulou para 600, colocando em risco a saúde das/os trabalhadoras/es e a qualidade do serviço prestado aos pacientes.

"A secretaria apresentou uma proposta de contingenciamento, mas nós bem sabemos que a única forma de resolver o problema de fato é com contratação de novos profissionais. Todos os setores já estão saturados, então vamos gerar problemas nos lugares de onde tirarmos servidores para suprir a demanda da emergência. A saída é concurso público", argumenta a diretora do SindSaúde/SC Marilza Martins.