Home / Paralisações e informes sobre negociação com a SES

Paralisações e informes sobre negociação com a SES
04/05/2018

Paralisações e informes sobre negociação com a SES

Esta sexta-feira (4/5) foi marcada por mais uma rodada de paralisações nas unidades de saúde pública estaduais. Servidoras e servidores aproveitaram a paralisação das 9h às 10h para discutir o andamento dos trabalhos da comissão paritária de negociação entre Sindicato e Secretaria do Estado da Saúde (SES). A próxima paralisação será na sexta-feira (11/5), o dia seguinte à última reunião dessa rodada de negociações da comissão, marcada para quinta-feira (10/5).

Sobre a mesa de negociações

A questão da realização de um concurso público na área da saúde ainda este ano voltou a ser debatida. O governo diz que está fazendo o mapeamento dos serviços e que somente a partir deste resultado poderão desenhar o quadro de vagas para o concurso. A comissão do governo alega que há muitos servidores em funções administrativas que deveriam estar atuando na atividade fim e que devem ser realocados. Afirmam que há serviços redundantes em unidades próximas, que se repetem e poderiam ser centralizados, reaproveitando os servidores em outros serviços. Dizem também que querem levar em conta a quantidade de leitos fechados e que a intenção do governo é reabrir leitos em todas as unidades.

Faltam pelo menos 1 mil servidores

O Sindicato apresentou levantamento elaborado pelo DIEESE que aponta a necessidade de pelo menos 1009 servidores para repor o quadro de pessoal que tínhamos há 4 anos. Nesse meio tempo, a SES substituiu grande parte desses servidores por contratos ACT. O SindSaúde/SC enfatizou a necessidade de essas vagas serem retomadas por servidoras e servidores de carreira.

Normas para relações de trabalho nas unidades

Uma das discussões que avançou significativamente foi a necessidade de criação de um acordo ou instrução normativa, a ser consensuada entre Sindicato e governo, para estabelecer critérios para questões relacionadas ao dia-a-dia do trabalho nas unidades, como por exemplo designação de trabalhadores para a realização de Horas Plantão, de jornadas noturnas, para cargos de chefia. A ideia é criar padrões para uma série de decisões que os RHs e as direções de unidades tomam atualmente sem qualquer amparo legal e, justamente por isso, podem fazer o que quiser, prejudicando em muitos casos as equipes de trabalhadores/as.

Próximo encontro

Na próxima reunião, voltaremos a discutir sobre o Concurso Público e o andamento dessa pesquisa que vai mapear as atividades em todas as unidades para desenhar o quadro de vagas. Segundo a comissão do governo, o prazo fixado pela secretaria para a conclusão dessa fase é até final de maio. Será quinta-feira (10/5), às 14h, na SES. Paralisação na próxima semana na sexta-feira (11/5), das 9h às 10h.