Home / Patronais apresentam discurso inflexível em mais uma reunião da Campanha Salarial da Iniciativa Privada 2020

19/11/2020

Dirigentes e assessores jurídicos do SindSaúde/SC estiveram reunidos com representantes das associações que estão à frente das empresas privadas de saúde na tarde desta quinta (19), chamadas de patronais, para tentar novamente chegar a um acordo em relação às pautas levantadas pelos trabalhadores na Campanha Salarial da Iniciativa Privada 2020. Assim como na reunião do dia 29 de outubro, os representantes das entidades patronais levaram uma proposta pronta e negaram completamente a pauta dos trabalhadores.

A nova contra-proposta trazida pelo representante da FEHOESC (Federação dos hospitais privados de Santa Catarina), Braz Vieira, envolve um reajuste salarial de 3,5% parcelado em duas vezes, com 2% previsto para este mês de novembro e os outros 1,5% para serem pagos no mês de março de 2021. No entanto, isso é muito abaixo até mesmo da reposição da inflação pelo INPC/IBGE que está fixado em 4,77% no acumulado de outubro. A proposta também não considera nenhuma das pautas levantadas pelos trabalhadores, nem mesmo as que não teriam impacto financeiro.

Novamente, o único representante das empresas a se identificar e ter fala foi Vieira. Na última rodada de negociação ele afirmou que não era relevante ao SindSaúde/SC saber quem seriam os representantes que estariam negociando a convenção coletiva. Em cada uma de suas falas, Vieira se mostrou disposto apenas a continuar apresentando a mesma proposta e insistiu que as unidades privadas de saúde não teriam condições financeiras para acatar com qualquer outra proposta, usando a pandemia da Covid-19 como justificativa para a falta de recursos.

Os contrapontos feitos pelo SindSaúde/SC nesse sentido foram de levantar o fato de que, ao contrário do que as empresas querem fazer crer, a pandemia não trouxe instabilidade financeira ao setor privado de saúde, uma vez que ele lucra com internações, exames e procedimentos. Além disso, os dirigentes do sindicato novamente trouxeram o ponto de vista dos trabalhadores que estão em risco constante nas unidades de atendimento de pacientes Covid-19, pedindo para que os negociadores olhassem a diferença de contágio entre os cargos de direção e gerência e os que atuam na ponta nas unidades hospitalares.

Além disso, outro ponto levantado pelos dirigentes do SindSaúde/SC foi a irredutibilidade das patronais em assinar a pauta que pede a garantia de fornecimento de EPIs aos trabalhadores, item que não impacta financeiramente as instituições, uma vez que se trata de lei. Usando da justificativa de que já está em lei, esta foi outra pauta que as patronais se recusaram a aceitar.

Os representantes das empresas insistem em fechar a negociação ainda em novembro, porque dizem não ter condições financeiras para fazer pagamentos retroativos. Sendo assim, uma nova reunião foi marcada entre o sindicato e as patronais para a tarde do dia 24, próxima terça-feira.

O SindSaúde/SC espera que as empresas demonstrem alguma sensibilidade e apresentem proposta digna aos trabalhadores e trabalhadoras da saúde.